Skip BreadcrumbHome / A Nossa Marca


A Nossa Marca



Somos o Millennium bcp, o maior Banco privado nacional.


A marca Millennium simboliza a capacidade de ir mais além, a vontade de erguer no presente para ganhar no futuro. Uma expressão de solidez e de resiliência. Millennium é um compromisso com a Sociedade, uma promessa de cumplicidade com os projetos de cada um e de todos.

Escolhemos a nossa marca e a energia da nossa cor – magenta - como expressão de uma afirmação intensa e arrojada. Somos a cor da liderança, da qualidade, da inovação, da seriedade e da transparência.

Afirmamo-nos como o Banco líder nacional, com uma vocação natural para a inovação enquanto geradora de valor, aliada à qualidade de serviço e a uma vantagem de escala, proporcionando uma sólida plataforma de negócio.

Assumimos uma identidade supranacional e globalizada e ambicionamos o reconhecimento internacional pela excelência na distribuição de produtos e serviços.

Apostamos na criação de valor em negócios bancários em mercados de elevado potencial, respeitando e contribuindo para o crescimento dos países onde estamos presentes.

A nossa Marca expressa a nossa essência de um Banco líder de referência em Portugal, reforçado e preparado para superar os desafios do amanhã.

História da Marca Millennium bcp

A opção estratégica pela marca única

A introdução da nova marca Millennium bcp, em Outubro de 2003, foi a etapa culminante de um processo iniciado formalmente com a implementação de um novo modelo comercial no final de 2001, mas que já tinha sido despoletado pela incorporação por fusão no BCP dos Bancos Atlântico, Mello e SottoMayor, em 2000.

Na altura, a mudança para a marca única foi assumida como um projeto de refundação, focalizado na vida dos nossos Clientes, mobilizando a energia de todos os Colaboradores e centrando a atitude corporativa no serviço e na partilha de benefícios com o Cliente.

Pretendeu-se que a marca única não só reunisse as diferentes identidades autónomas anteriores, mas as superasse e projetasse no futuro o desejo de fazer mais e melhor, colocando o Cliente no centro da atuação e missão da instituição.

Este processo resultou de uma escolha objetiva em:

  1. executar, primeiramente, a integração das plataformas operativas, a integração das redes e a racionalização dos quadros das diferentes unidades de back e front-office;
  2. assegurar a "circularidade" de operações entre as diferentes marcas, fazendo com que as quatro redes diferentes funcionassem como se de uma única rede se tratasse
  3. num passo seguinte, otimizar o modelo organizacional comercial e, por fim, esgotados os benefícios da gestão multimarca, introduzir-se uma marca única, com o gradualismo necessário ao tempo psicológico de adaptação dos Clientes.

Em termos cronológicos, a introdução da marca única Millennium bcp obedeceu a três etapas:

1ª Etapa
Apresentação da nova marca aos colaboradores e ao mercado através de uma conferência de imprensa, em 23 de Outubro de 2003;

2ª Etapa
Lançamento de Campanha de Publicidade institucional, a par com a transformação das sucursais e a substituição de estacionário;

3ª Etapa
Já em janeiro de 2004, com mais de 1.000 sucursais, adotando a marca Millennium bcp, fez-se o lançamento da primeira campanha comercial com a nova marca (cartões Millennium bcp).

Os resultados da recetividade e eficácia da comunicação da nova marca, medidos pelo impacto obtido junto da opinião pública, por intermédio de empresas da especialidade, revelaram-se muito positivos.

Identidade e valores da nova marca corporativa

A escolha da palavra Millennium teve o potencial expressivo para ir mais além em termos de posicionamento de marca: é inteligível, exprime universalidade e abre horizontes para conteúdos ricos e interessantes. Cria expetativas de mudança e inovação, estabelece uma rutura com o passado e faz uma projeção no futuro. O facto de estar em latim atribui-lhe maior intemporalidade, maior grandeza e ambição.

No seu lançamento, em Outubro de 2003, optou-se por associar à nova marca uma assinatura que expressasse de forma indiscutível e indelével o compromisso da Instituição com a Sociedade.

Ao afirmar "A vida inspira-nos", o Banco reconhece efetivamente que a vida dos seus Clientes é a sua fonte de informação e de conhecimento. Que o compromisso com o Cliente é o de ser seu cúmplice no tempo e no espaço em que as suas necessidades financeiras se materializam. E que a oferta comercial é desenhada, em última instância, em função dos sonhos que cada pessoa quer realizar e da sua vontade de se fazer acompanhar por um Banco moderno, diligente e profissional, nos momentos chave da sua vida.

Ao longo dos anos, a afirmação "A vida inspira-nos" marcou a atuação e posicionamento da marca, como um claro reflexo da própria estratégia comercial do Banco junto dos seus vários Clientes. Mais do que uma assinatura, apresentou-se como uma maneira de ser, de estar e de fazer Banca.

As alterações que o sistema financeiro mundial sofreu na última década, implicaram uma profunda reflexão não só na forma de gerir o negócio Bancário mas, acima de tudo, nas premissas base daqueles que são os compromissos assumidos com o Cliente.

Os Clientes mudaram, O mercado mudou. O Millennium necessitava mudar. E a marca necessitava acompanhar essa mudança.

A refundação do Millennium bcp foi feita no início de 2016. O Banco apresentou-se a mercado com uma ambição assente em valores diferentes, como reflexo de um novo modelo de negócio, de novos formatos de abordagem ao Cliente e da modernização das Sucursais.

O novo compromisso assumido com todos os Colaboradores e Clientes expressa, assim, os valores basilares que guiam este Millennium do futuro – um Banco ágil, moderno, próximo, simples e sustentável. São estes princípios que nos acompanham e que marcam tudo aquilo que fazemos na nossa atividade diária.

A nova etapa da vida do Millennium pressupôs uma maneira de estar diferente, mais concreta e real. Ao refundar-se, o Banco, assumiu um posicionamento que se expressa numa nova assinatura – "Aqui consigo".

A nova assinatura do Millennium – "Aqui consigo"- mais não é do que a afirmação e a intenção de criar produtos e serviços cada vez mais simples e inovadores que permitam a todos os Clientes dizer "Aqui consigo". Aqui, no Millennium, eu consigo. Aqui, no Millennium, estão comigo.

A dicotomia do sentido da assinatura irá permitir ao Millennium não só reforçar a relação de proximidade com a Sociedade, como o seu posicionamento de sempre como Banco motor da inovação de um setor tão estratégico como o financeiro.

 

A marca Millennium bcp progride em cada momento da sua história, ditando tendências, inovando, adaptando-se à evolução dos tempos, mas mantendo sempre a coerência não só com as exigências da Sociedade, como com o seu passado e com o programa de marca com que entrou no mercado em 1986: o Cliente como razão de ser do Banco.