Skip BreadcrumbHome / Fundação / Esconjurações na Coleção Millennium bcp e noutras obras de José de Guimarães

Esconjurações na Coleção Millennium bcp e noutras obras de José de Guimarães


Esconjurações na Coleção Millennium bcp e noutras obras de José de Guimarães Esconjurações é o título da primeira exposição individual de José de Guimarães em Lisboa, desde 2008.

Reúne um significativo núcleo de obras do artista pertencentes à coleção Millennium bcp, realizadas em suportes muito distintos, nomeadamente um raro e surpreendente conjunto de tapeçarias de Portalegre de grandes dimensões, que, pela primeira vez, podem ser vistas pelo público em geral.

Nos três pisos da Galeria Millennium bcp serão ainda mostradas obras de luz, com néon e led, de vários períodos do percurso do autor; caixas-relicário que dialogam com peças da coleção de arte africana de José de Guimarães e esculturas de grandes dimensões que dão corpo ao perturbante sincretismo prosseguido, desde os anos 1960, pelo autor.

No âmbito deste projeto serão lançados dois livros com a chancela da editora Documenta.

O primeiro, com título homónimo, documenta a exposição.

O segundo, intitulado “P (de pop, pintura e poster)”, é um ensaio inédito que convoca todo um segmento inicial do trabalho de José de Guimarães pouco conhecido e em alguns casos inédito, compreendido entre 1963 e 1976, sintonizado com a linguagem da pop arte europeia e com fortes ligações à estética do poster e do desenho gráfico.

Com esta exposição, a Fundação Millennium bcp prossegue o trabalho de divulgação e de apoio à produção de conhecimento em torno da obra de artistas incontornáveis na história da arte em Portugal.

Entrada livre
Rua Augusta, nº96,
1100-026 Lisboa
Horário | Segunda a sábado,
das 10h às 18h. Encerrado aos domingos e feriados