Skip BreadcrumbHome / Fundação / Eventos

Eventos 

O acesso à Cultura é uma das prioridades da Fundação, pelo que apoia e desenvolve diversas iniciativas neste âmbito.

Destaques:

Em Lisboa

Artur Alves Cardoso - Alma Mater
Alves Cardoso em data e local desconhecidos. Esta fotografia terá provavelmente sido captada durante o período de pensionato do artista em Paris, entre 1904 e 1907. Espólio da família do artista.

A exposição Artur Alves Cardoso (1882-1930): Alma Mater pretende apresentar uma proposta renovada sobre a figura e obra do pintor Alves Cardoso, partindo das várias aceções desta expressão latina. Normalmente utilizada com o sentido de "aquela que alimenta", remetendo para a ideia de maternidade e fertilidade, Alma Mater é igualmente empregue para designar o lugar de origem de algo ou alguém, aproximando-se, por isso, da ideia de Pátria, havendo ainda situações em que o seu uso pretende designar a instituição de ensino ou escola de pensamento em que determinado indivíduo se insere.

Tratando-se da primeira exposição monográfica do artista em contexto museológico, optou-se por dar a conhecer uma visão o mais completa possível da obra do pintor, englobando não só os seus trabalhos mais conhecidos de paisagem, mas também outras obras, documentos e objectos que revelam facetas menos conhecidas do seu trabalho, nomeadamente enquanto retratista e decorador.

A exposição conta com 36 obras (incluindo estudos preparatórios), dispostas ao longo dos três pisos da Galeria Millennium, e organizadas segundo três núcleos fundamentais: As cores da terra: A paisagem como objecto de estudo (Piso 0), Entre Trás-os-Montes e a América: O elogio e difusão da portugalidade (Piso 1), Outras paletas: das encomendas oficiais à incursão pelas artes decorativas (Piso 2). Alma Mater contará ainda com uma componente multimédia assente na mostra de algumas filmagens realizadas por Alves Cardoso, entre 1928 e 1930, que captam momentos importantes da sua vida e carreira: a chegada a Portugal após a estadia no Brasil, cenas de convívio com outros pintores como Carlos Reis e João Maria Falcão Trigoso, o próprio artista pintando en plein air e ainda inúmeros trechos de paisagem transmontana, imortalizada em muitas das suas obras.


Clique para aumentar Clique para aumentar Clique para aumentar Clique para aumentar

Galeria Millennium
07 Set  2016> 29 Oct 2016
Entrada gratuita
Rua Augusta, 96
Seg > Sáb 10h > 18h
Encerra domingos e feriados

Serviço Educativo - Atividades gratuitas para todos os públicos
Para marcações e informações:
email: fundacaomillennium.acardoso@gmail.com
tlm: 938623259