Skip BreadcrumbHome / Investidores / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes



Atividade do Millennium bcp

Qual é a principal atividade do Millennium bcp?

O Millennium bcp é uma instituição financeira enfocada na Banca de Retalho.

Com uma posição de liderança e destaque em diversos produtos, serviços financeiros e segmentos de mercado, é a maior instituição bancária privada nacional, contando com 679 sucursais e 7.555 Colaboradores no final de setembro de 2015, em Portugal.

Em que geografias está presente o Grupo Millennium?

O Millennium bcp está presente nos cinco continentes através de operações de retalho, escritórios de representação e/ou protocolos comerciais, possuindo mais de 5,4 milhões de Clientes, em 30 de setembro de 2015.

O Grupo BCP assume uma posição de destaque não só em África, através das suas operações bancárias em Moçambique e Angola, mas também no continente europeu, através das suas operações na Polónia e Suíça.

Desde 2010, o Banco opera em Macau através de uma sucursal de pleno direito, tendo assinado, nesse ano, um memorando de entendimento com o Industrial and Commercial Bank of China com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois bancos, que se estende a outros países e regiões para além de Portugal e China. A sucursal de Macau assume-se crescentemente como um vetor estratégico do desenvolvimento das relações entre Portugal, Europa, Angola, Moçambique e a China, nomeadamente nas áreas de trade finance e banca de investimento. O Banco tem também uma presença nas Ilhas de Caimão através do BCP Bank & Trust com licença tipo B.

Todas as operações desenvolvem a sua atividade sob a marca Millennium.

Qual a contribuição de cada operação internacional para os resultados do Grupo?

As operações internacionais representam já 50% do total de 1.347 sucursais e 56% dos 17.274 Colaboradores do Grupo, tendo contribuído com 149 milhões de euros para os resultados consolidados, nos primeiros nove meses de 2015.

Qual é a estrutura dos órgãos sociais do Millennium BCP?

O Banco Comercial Português, S.A. adota um modelo de administração e fiscalização monista, composto por Conselho de Administração, que inclui uma Comissão Executiva e uma Comissão de Auditoria composta unicamente por administradores não executivos. A Sociedade integra ainda um Conselho de Remunerações e Previdência e um Conselho Estratégico Internacional.

O Banco conta com um Revisor Oficial de Contas e com uma empresa de auditores externos que procede à auditoria das contas individuais e consolidadas do Banco, cuja nomeação foi deliberada em Assembleia Geral.

Na Assembleia Geral de Acionistas realizada em 11 de maio de 2015 foram eleitos os membros dos órgãos sociais para exercerem funções no triénio 2015/2017.

Estrutura dos órgãos sociais do Millennium BCP



Ações e Acionistas

Como posso adquirir ações BCP?

As ações BCP podem ser adquiridas através do seu banco. Se for cliente Millennium bcp, pode dirigir-se à sua sucursal, contactar-nos para o nosso serviço de Banca Telefónica (707 50 24 24), ou na área de investimentos do site após fazer login.

Quais as principais características das ações do Millennium bcp?

Com mais de 59 mil milhões de ações cotadas na NYSE Euronext Stock Exchange e com mais de 3,6 mil milhões de Euros de volume transacionado nos primeiros nove meses de 2015, o título BCP é dos títulos mais trocados na Euronext Lisboa. Para mais informações acerca de dados sobre a ação clique aqui.

Em que mercados está listada a Ação BCP?

As ações do BCP estão cotadas na NYSE Euronext Stock Exchange.

Quais são os códigos da ação BCP?

A informação acerca da ação BCP pode ser consultada através de um dos seguintes códigos:

Bloomberg - BCP PL

Reuters - BCP.LS

ISIN - PTBCP0AM0007

Quem devo contactar se tiver alguma questão relacionada com as minha ações?
(ex. Transferência de ações, mudar nome ou morada, etc.)?

Caso tenha alguma questão relacionada com a sua carteira de ações, deverá contactar o serviço de Banca Telefónica do Millennium bcp (707 50 24 24).

Se quiser esclarecer alguma dúvida sobre o mercado, perspetivas e estratégia do Grupo BCP, pode contactar a Direção de Relação com investidores através do +351 211 131 084.

Quando será a próxima Assembleia Geral de Acionistas?

A próxima Assembleia Geral de Acionistas deverá realizar-se até final de abril de 2016 onde serão apresentadas e aprovadas as contas referentes ao exercício de 2015.



Reporte Financeiro

Quando é que o Millennium bcp publica informação financeira?

De acordo com o regulamento da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Millennium bcp publica resultados trimestralmente, emitindo comunicados oficiais com informação material sempre que necessário. Para mais informação relativamente à informação trimestral, por favor clique aqui.

O Relatório e Contas do Grupo é publicado com regularidade anual. O Grupo publica ainda um relatório semestral e dois relatórios intercalares. Para consultar os relatórios já publicados, por favor clique aqui.
Posso assistir à apresentação de resultados em direto?

O Millennium bcp disponibiliza no seu website uma funcionalidade que permite a todos os investidores e acionistas ouvir em direto a conferência de resultados.

Qual é o sistema contabilístico utilizado pelo Millennium bcp?

Desde 1 de Janeiro de 2005, as contas consolidadas do Grupo BCP são apresentadas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

Quais são os órgãos de fiscalização externa do Millennium bcp?

Para além de estar sujeito à supervisão do Banco de Portugal e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, as contas do Grupo BCP são fiscalizadas e auditadas por um Revisor Oficial de Contas externo, a KPMG Associados, SROC, S.A. Representada por:

- Ana Cristina Soares Valente Dourado (ROC n.º 1011) – Efetivo

- João Albino Cordeiro Augusto (ROC n.º 632) - Suplente

Adicionalmente, as operações do Grupo BCP estão sujeitas à legislação e supervisão de reguladores dos países onde está representado.

Como posso obter o último Relatório de Contas Anual do Grupo BCP?

Todos os Relatórios e Contas do Grupo BCP estão disponíveis da secção "Relatórios e Contas" deste site. Para aceder a esta página clique aqui.



Dividendos

O Grupo BCP paga dividendos?

De acordo com as condições da emissão de Instrumentos de Capital Core Tier I subscritos pelo Estado, ao abrigo da Lei nº 63-A/2008 e da Portaria nº 150-A/2012 (CoCos), o BCP não poderá distribuir dividendos enquanto a emissão não for totalmente reembolsada.

Em que moeda são pagos os dividendo do Grupo BCP?

Os dividendos da Ação BCP são pagos em Euros.

Onde posso encontrar o histórico de dividendos pagos?

Os dividendos distribuídos pelo Millennium bcp desde o ano de 2000 encontram-se na secção de dividendos deste site. Para aceder a esta página clique aqui.



Espaço Acionista

O que é o "Millennium bcp Acionista"?

O Banco Comercial Português lançou no dia 3 de fevereiro de 2014 um novo serviço, o Millennium bcp Acionista, que permite aos detentores de ações do BCP comunicar de forma mais próxima com o Banco em que investiram, além de poderem aceder a produtos e serviços do Banco em condições preferenciais e a um conjunto de vantagens e descontos acordados entre o Millennium bcp e os seus parceiros.

Como posso aderir ao "Millennium bcp Acionista"?

Para aceder ao Millennium bcp Acionista basta aos titulares de ações do Banco acederem a uma área específica no portal do "millenniumbcp.pt", exclusiva a particulares que sejam detentores de ações do BCP, depositadas em Portugal, sejam ou não Clientes do Banco.

Quem pode ser membro do "Millennium bcp Acionista"?

Podem ser membros do "Millennium bcp Acionista" todos os acionistas particulares que sejam detentores de pelo menos uma ação do BCP – Banco Comercial Português, S.A.. As ações terão que estar depositadas em Portugal.

O "Millennium bcp Acionista" determina a posição acionista com base em informação disponibilizada pela CVM – Central de Valores Mobiliários, com uma atualização mensal, no final de cada mês.

Sou acionista mas não tenho as ações depositadas em Portugal. Posso ser membro do "Millennium bcp Acionista"?

Para aderir ao "Millennium bcp Acionista" é necessário ter as ações depositadas em Portugal.

Quanto tenho que pagar para ser membro do "Millennium bcp Acionista"?

A adesão ao "Millennium bcp Acionista" não implica qualquer custo para o Acionista.

Quais as vantagens que terei em aderir ao "Millennium bcp Acionista"?

O acionista, membro do "Millennium bcp Acionista", pode beneficiar de vantagens/ofertas atribuídas de acordo com o número de ações do BCP, depositadas em Portugal, e das quais o acionista seja titular. As vantagens/ofertas disponíveis para atribuição aos acionistas, encontram-se integralmente referenciadas no sítio do "Millennium bcp Acionista", bem como a respetiva atribuição, encontrando-se escalonadas por classes de acionistas. Mediante o número de ações BCP, detidas pelo membro do "Millennium bcp Acionista", que estejam depositadas em Portugal, no momento da adesão é-lhe atribuída uma classe de acionista, entre Acionista Millennium (entre 1 e 50.000 ações), Acionista Gold (entre 50.001 e 250.000 ações), Acionista Platinum (mais de 250.000 ações).

A classe atribuída e que dará origem à atribuição de ofertas e respetiva conversão é validada mensalmente e poderá haver lugar à migração de classe em função do número de ações BCP detidas pelo acionista nessa data e depositadas em Portugal.

Se vender as ações BCP deixo de ser membro do "Millennium bcp Acionista"?

Ao deixar de ser acionista BCP a adesão ao "Millennium bcp Acionista" tem como data limite o final do mês seguinte. No entanto os benefícios associados à oferta financeira manter-se-ão até final do ano civil em curso.

Posso transmitir as vantagens que poderei obter através do acesso ao "Millennium bcp Acionista"?

As vantagens associadas à classe atribuída em função do número de ações BCP, detidas pelos acionistas e depositadas em Portugal, não são transmissíveis.

Posso cancelar a adesão ao "Millennium bcp Acionista"?

A todo o instante, o membro do "Millennium bcp Acionista" pode solicitar a sua desvinculação, com efeitos imediatos, através da opção "Cancelar adesão ao Millennium bcp Acionista" disponível no sítio do "Millennium bcp Acionista" em "Espaço Acionista".