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Missão e Estratégia

Visão

A visão do BCP é ser o Banco de referência no serviço ao Cliente, com base em plataformas de distribuição inovadoras, em que parte relevante dos recursos está alocada ao Retalho e às Empresas, em mercados de elevado potencial com um nível de eficiência superior, traduzido num compromisso com um rácio de eficiência que se situe em níveis de referência para o setor e com uma reforçada disciplina na gestão de capital, liquidez e de custos.

Missão

A sua missão consiste em criar valor para o Cliente através de produtos e de serviços bancários e financeiros de qualidade superior, observando rigorosos e elevados padrões de conduta e responsabilidade corporativa, crescendo com rendibilidade e sustentabilidade, de modo a proporcionar um retorno atrativo aos Acionistas, que fundamente e reforce a autonomia estratégica e a identidade corporativa.

Valores

   
Agil O Millennium bcp é ágil, é hábil, é leve, é rápido. Está vivo. Mostra a sua agilidade ao permanecer forte num mercado complexo. Atuando veloz e perspicaz, atento ao contexto global e aos objetivos que anseia cumprir. Com uma desenvoltura capaz de surpreender Clientes e parceiros.
Com a destreza ímpar dos que são certeiros, sem defraudar a expectativa de todos os que nele acreditam. Com calma sem perder o controlo; com um desembaraço único; com velocidade em pés de lã. Como a luz desenha a sombra. Como um atleta ultrapassa os obstáculos; assim deve ser, também, o dia a dia no nosso banco: Ágil
   
   
Moderno Há um novo mundo dentro do nosso mundo. Que apesar de estar "dentro", trespassa as fronteiras físicas. Que nos deu outras formas de comunicar, de estar, de aprender, de viver. Comunicamos à distância, estamos perto, aprendemos ávidos, vivemos na era digital. Mas não esquecemos as relações pessoais. A este mundo chamamos moderno. Ascendemos a um território mais vasto, importamos confidências com confiança e guardamo-las num mundo transparente, que sem ser táctil é crucial na gestão de qualquer negócio.
Criam-se produtos específicos adaptados à exigência da modernidade e aplicam-se novos métodos que facilitam diversos processos. É como se de um jogo se tratasse.
A informação continuará sempre a circular entre os dois mundos: aquele onde colocamos os pés e aquele onde gerimos tudo o resto. Ser moderno já teve outros significados. Hoje, ser moderno é ser digital sem esquecer o mundo das emoções.
É ser Millennium bcp.
   
   
Próximo Mais do que estar perto de algo ou de alguém, estar próximo é conseguir ser o primeiro a reagir, a chegar, a resolver. É saber jogar com a antecipação e adivinhar o que o outro precisa. Por vezes, antes dele próprio saber que precisa. Estar mais próximo dos nossos Clientes não significa apenas ter sucursais em todo o lado, mas sim encontrar formas de estar sempre lá, onde precisam de nós.
Saber resolver de modo célere e eficaz. Falar a mesma língua, no mesmo tom.
Adivinhar o que nos vão pedir e oferecer a solução antes do requisito. Estar próximo é gerar empatia. E da empatia nascerá um conforto que não se explica, sente-se.
Este é um dos valores que faz com que os Clientes confiem no Millennium bcp, porque sabem que podem contar connosco. Perto ou longe: a qualquer distância e em qualquer momento.
   
   
Simples A pergunta pode ser simples. O grande desafio é que a resposta também assim seja: simples. Que qualquer explicação, processo ou procedimento do Millennium bcp seja orgânico e pleno de simplicidade. Seja natural, como se já tivesse nascido assim. Seja "simples e eficaz", como manda o lema… repetido à exaustão em todas as áreas. Que no banco também tudo seja simples e eficaz.
Estudamos ao detalhe a complexidade do sistema financeiro, para depois "descomplicar" e interagir com os Clientes de forma mais acessível, mais assertiva, mais confortável. Simplificar a vida dos Clientes pressupõe que, previamente, se faça o mesmo nas dinâmicas com Colaboradores e parceiros externos. Que consigamos simplificar os nossos processos garantindo melhores experiências aos Clientes.
Que todos os métodos se pautem pela norma e nos sobre energia para inovar neste mercado tão rigoroso. Para fazer melhor do que aquilo que já foi inventado.
Não parece tarefa simples, mas para nós... Até é.
   
   
Sustentável O mundo está em plena transformação e provoca o futuro com um desafio grandioso: a sustentabilidade. Da escala global à análise microscópica, partilhamos a missão de garantir a sustentabilidade social, ecológica e financeira de todos. Somos um banco sustentável, dando garantias de continuidade aos nossos Clientes, Colaboradores, Acionistas e restantes Stakeholders.
Acompanhando e desenhando planos de futuro. Somos uma garantia também para o país, que ao longo das últimas décadas nos viu crescer, inovar, renovar... E hoje nos vê preparados para vencer. Este é um dos nossos motivos de orgulho, porque perante desafios globais como este, nós conseguimos. Sobretudo porque temos uma equipa verdadeiramente vencedora, capaz de alcançar uma liderança sustentável.
   

Estratégia

Em setembro de 2012, o BCP apresentou um novo Plano Estratégico, consistindo em três fases, a implementar até 2017 ("Plano Estratégico"). O Plano Estratégico foi ainda atualizado em setembro de 2013, após a aprovação do Plano de Reestruturação do BCP pela CE e em junho de 2014, na sequência da recentemente concluída operação de aumento de capital, tendo sido atualizados os seus targets.

As três fases do Plano Estratégico são as seguintes:

  • Fase 1 (2012 a 2013): Definir as bases para o desenvolvimento futuro sustentável.
    Durante a primeira fase do Plano Estratégico, a prioridade chave consistiu no reforço do balanço através da redução da dependência do financiamento no mercado wholesale e do aumento dos rácios de capital regulamentar.
  • Fase 2 (2014-2015): Criação de condições para o crescimento e rendibilidade
    Durante a segunda fase do Plano Estratégico, o enfoque consiste na recuperação da rendibilidade das operações domésticas do Banco, em conjunto com o desenvolvimento continuado das subsidiárias internacionais na Polónia, em Moçambique e em Angola. Espera-se que a melhoria da rendibilidade doméstica seja impulsionada principalmente: i) pelo aumento da margem financeira através da redução do custo dos depósitos e da alteração do mix do crédito, privilegiando produtos de melhor margem; ii) pela continuação do enfoque na otimização de custos operacionais através da redução do número de colaboradores e a eliminação de sobreposições administrativas; e iii) pela adoção de rigorosos limites de risco de crédito, reduzindo-se dessa forma as necessidades de provisionamento.
  • Fase 3 (2016-2017): Crescimento sustentado
    Durante a terceira fase, a gestão estará enfocada em alcançar um crescimento sustentável do resultado líquido, beneficiando da implementação bem sucedida das duas primeiras fases do Plano Estratégico, de um melhor equilíbrio entre as contribuições das operações domésticas e internacionais para rendibilidade e da conclusão do processo de liquidação/ desinvestimento da carteira não core do Banco.

Para o triénio 2016-2018, foi definido um novo conjunto de prioridades estratégicas para a operação doméstica que têm como objetivo a construção de um Banco sustentável e adaptado às novas necessidades do mercado e dos Clientes. No 1º semestre de 2016, o Banco prosseguiu a implementação da sua Agenda Estratégica 2016-2018.
O projeto é composto por 6 frentes de trabalho dedicadas ao negócio e 3 frentes dedicadas transversalmente à organização. No total mais de 100 colaboradores estão envolvidos na execução das iniciativas identificadas nesta Agenda.
Este período foi dedicado à renovação da rede de sucursais, à inovação e comunicação. Foram visíveis externamente as novidades desenvolvidas no âmbito do projeto estratégico do Millennium bcp. O Banco passa por um período de transformação de forma a adaptar-se ao perfil mais digital dos seus Clientes, procurando sempre manter a proximidade característica da relação Bancária.