Skip BreadcrumbHome / Quem somos / O Nosso Banco

O Nosso Banco


Maior banco privado em Portugal

Com cerca de 2,3 milhões de Clientes, o Millennium bcp tem sido, desde a sua fundação, sinónimo de inovação, dinamismo e solidez financeira, mantendo estes vetores como pilares estratégicos que contribuem para a máxima eficiência da plataforma e constituem um elemento de diferenciação chave face à concorrência. O Banco, que em diversos períodos marcou o ritmo de desenvolvimento do setor bancário nacional, responde à vocação "Ir mais além, fazer melhor e servir o Cliente", sendo líder destacado em várias áreas de negócio financeiro no mercado português e uma instituição de referência a nível internacional.

Ampla gama de produtos e serviços

O Millennium bcp oferece aos seus Clientes uma ampla gama de produtos e serviços bancários e financeiros: contas à ordem, meios de pagamento, produtos de poupança e de investimento, private banking, gestão de ativos e banca de investimento, abarcando ainda crédito imobiliário, crédito ao consumo, banca comercial, leasing, factoring e seguros, entre outros. O objetivo é servir a sua base de Clientes de forma segmentada. Dispondo da segunda maior rede de sucursais em Portugal e de uma rede crescente nos países onde opera, o Banco oferece ainda canais de banca à distância (serviço de banca por telefone e pela Internet), que funcionam também como pontos de distribuição dos seus produtos e serviços financeiros.

Microcrédito Millennium bcp: uma rede inovadora no apoio a projetos empresariais de valor acrescentado

O Millennium bcp mantém, no mercado português, um forte compromisso com a atividade de Microcrédito, cuja proposta de valor continua a ser reconhecida como uma alternativa de financiamento e de incentivo e viabilização do empreendedorismo, permitindo-lhe assim desempenhar um papel de relevo enquanto instrumento eficaz de combate ao desemprego, à pobreza e à exclusão social.

Em 2016, a divulgação institucional deste modelo de crédito, que integra a Política de Responsabilidade Social Corporativa do Millennium bcp, junto das entidades de atuação local mais próximas das populações socialmente excluídas continuou a constituir uma das prioridades estratégicas do Millennium bcp Microcrédito. Aprofundando esta política de proximidade, foram também celebrados 40 novos protocolos de cooperação pelo empreendedorismo e de dinamização do acesso ao microcrédito, dos quais 11 com câmaras municipais.  

O Millennium bcp e o Fundo Europeu de Investimento assinaram um acordo de garantia, no valor de 18 milhões de euros, com o objetivo de, em Portugal, apoiar microempresas ao abrigo do Programa da União Europeia para o Emprego e a Inovação Social (EaSI). Ainda em 2016, e com o objetivo de continuar a reconhecer e distinguir o espírito empreendedor, a criatividade, a inovação e o dinamismo dos Microempreendedores Millennium bcp, realizou-se a 5.ª edição do Realizar – Prémio de Microcrédito e Empreendedorismo.

Como resultado do trabalho desenvolvido em 2016, o Microcrédito do Millennium bcp aprovou o financiamento de 333 novas operações, traduzindo-se num total de 3,3 milhões de euros de crédito aprovado e 564 novos postos de trabalho criados. O volume de crédito ativo concedido às 1.171 operações em carteira, até 31 de dezembro de 2016, representou 7,8 milhões de euros.

Presença internacional diversificada

Além de ter uma posição consolidada no mercado português, o Grupo BCP é também uma instituição de referência na Europa e em África, através das suas operações bancárias na Polónia, Suíça, e Moçambique. Em Angola, o Banco Millennium Angola fundiu-se com o Banco Privado Atlântico. O Banco opera também em Macau, através da sua sucursal on-shore. Todas as operações desenvolvem a sua atividade sob a marca Millennium. O Banco mantém, assim, o enfoque na distribuição de retalho em Portugal e nos mercados internacionais que assegurem uma presença competitiva e uma posição significativa no médio e longo prazo.

Reconhecimento internacional(1)

Em 2016, os Bancos do Grupo foram galardoados com diversos prémios, sendo de salientar:

  • De acordo com o DATA E (Barómetro Financeiro de Empresas 2016), o Millennium bcp é o “melhor banco para as empresas”, “tem produtos mais adequados às empresas”, é o banco “mais inovador”, o “mais próximo dos clientes”, o “mais eficiente” e o “principal banco das empresas”;
  • Atribuição dos “World’s Best Digital Banks 2016” para a Europa Ocidental pela revista Global Finance, com o Millennium bcp a ser distinguido em Portugal;
  • Distinção do Millennium bcp como o melhor site de banca online pela revista PC Guia;
  • Distinção do ActivoBank com o Prémio Cinco Estrelas 2016, na categoria “Banca – Abertura de Conta”;
  • Distinção pelo quinto ano consecutivo do ActivoBank com o prémio “Best Commercial Bank” em Portugal pela revista World Finance, no âmbito dos World Finance Banking Awards 2016;
  • Melhor avaliação do estudo CSI – Internet Banking 2016 atribuída pela Marktest ao ActivoBank;
  • Distinção do ActivoBank com o prémio Navegantes XXI na categoria “Marketing em Redes Sociais”, uma iniciativa da Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI);
  • Marca Bank Millennium, na Polónia, ganhou o 1.º lugar no inquérito “Escolha do Consumidor” na categoria de Serviços Bancários, conquistando a nota mais alta entre os seis bancos avaliados no nível de satisfação e aceitação;
  • Prémio “Instituição do Ano 2015” atribuído ao Bank Millennium, tendo ficado ainda em 2.º lugar (entre 19 bancos considerados) na categoria "Qualidade de Serviço da Sucursal" nos prémios atribuídos pelo portal “MojeBankowanie.pl”;
  • Distinção do Bank Millennium como o “Banco Mais Inovador de 2015”, durante a Grande Gala de líderes do mundo da Banca e dos Seguros;
  • “Banco do Ano em Moçambique 2015”, pelo 5.º ano consecutivo, pela revista The Banker;
  • Prémio “Melhor Banco de Moçambique 2016”, atribuído pela revista “Global Finance” ao Millennium bim;
  • Distinção do Millennium bim pelo seu desempenho no setor bancário tendo sido galardoado na categoria “Efficiency”, no âmbito dos VISA Global Service Quality Awards 2016;
  • Reconhecimento do Millennium bim como o maior Banco de Moçambique, ocupando o 56.º lugar na lista das maiores instituições bancárias de África, publicada na última edição da revista African Business;
  • Best Internet Bank Angola 2015” pela Global Banking & Finance Review;
  • Distinção do Millennium Banque Privée na 1.ª edição do Private Banker International Conference and Awards in Switzerland 2016, com o prémio "Editor's Choice" pela sua inovadora plataforma tecnológica de gestão de carteiras.

(1) Prémios de exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuíram.

Atuação com consciência e consequência, em busca da sustentabilidade empresarial

O Millennium bcp tem como objetivo constituir-se como uma referência ao nível da sustentabilidade, procurando atingir o equilíbrio permanente entre as vertentes económica, social e ambiental.