Skip BreadcrumbHome / Cartões / Utilização de cartões em TPA - Legislação europeia (Regulamento UE 2015/751)

Utilização de cartões em TPA - Legislação europeia (Regulamento UE 2015/751)


Desde o passado dia 9 de junho, e em cumprimento de legislação europeia (Regulamento UE 2015/751), os terminais de pagamento automático (TPA) dos estabelecimentos comerciais apresentam, no momento do pagamento e antes da introdução do PIN, a opção de escolha da rede de pagamento.

Nos cartões emitidos pelo Millennium bcp estas redes poderão ser: Visa , MasterCard, Maestro, American Express (AmEx) e Multibanco.

Embora a apresentação da possibilidade de escolha seja nova, o funcionamento do seu cartão em nada se altera.

A escolha não implica uma seleção sobre se o pagamento é a débito ou a crédito. Será uma ou outra exatamente como já era, em função do tipo de cartão na sua posse:

  • Se o cartão é de débito, seja qual for a rede que escolher, o pagamento será sempre feito diretamente na conta à ordem.
  • Se o cartão é de crédito, seja qual for a rede que escolher, o pagamento será sempre feito a crédito, isto é, será lançado na conta cartão e afetará o limite de crédito respetivo.

Todavia, a escolha da rede é relevante:

A opção que fizer determina se vai ou não beneficiar, nessa compra, dos benefícios dos programas de fidelização associados ao seu cartão - pontos, milhas, cashback ou seguros - os quais apenas serão considerados se a rede escolhida for a que atribui o respetivo benefício. E esta será a da marca que o cartão tem na frente: AmEx, MasterCard ou Visa.

A marca Multibanco não tem associado qualquer programa de fidelização, pelo que nunca dá esses benefícios.

Ou seja, a escolha da rede de pagamento não significa qualquer acréscimo de custos, mas poderá implicar perda de benefícios. Por essa razão, deve ser sempre o titular do cartão a escolher por si próprio o que pretende, carregando na rede com que deseja pagar.

Conheça as características do seu cartão:

  • se é de débito ou de crédito;
  • quais as redes a que pode aceder (através dos logotipos que estão na frente e no verso).

Utilize o cartão que preferir para o tipo de pagamento que pretender - débito ou crédito - e, no ato de pagamento, fará a opção pela rede que desejar.

A decisão é sua - escolha a rede que melhor lhe convier.