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Recomendações para acesso e utilização dos serviços Mobile do Millennium bcp 

A segurança dos equipamentos...

  • Active uma forma de bloqueio automático no equipamento móvel;
  • Proteja o seu smartphone/tablet com uma aplicação antivírus, efetuando as atualizações periódicas indicadas pelo fornecedor. Existem aplicações gratuitas nas stores oficiais;
  • Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas. Desative a opção de instalação de aplicações de origem desconhecida nas definições de segurança do seu equipamento;
  • Deve recorrer sempre aos sites/stores oficiais quando necessitar de instalar uma aplicação. Antes de efetuar o download de uma aplicação, leia a opinião de outros utilizadores e verifique a que funcionalidades e permissões terá de dar acesso no seu equipamento (ex: leitura e envio de sms, acesso aos seus contactos, localização). É muito importante estar atento às permissões que concede às aplicações;
  • Ao usar o e-mail no seu equipamento móvel, certifique-se que nunca acede a mensagens que não reconhece, principalmente a anexos ou links. No caso de receber algum link suspeito, questione o remetente utilizando outro canal. Deve, igualmente, evitar o envio de informações confidenciais por e-mail;
  • Nunca clique em links enviados por SMS com origem num contacto desconhecido. Elimine a mensagem e bloqueie o remetente, ou, caso seja de uma entidade fidedigna, sugerimos que confirme a veracidade do conteúdo contactando a mesma, antes de aceder ao link. Tenha também cuidado se o SMS lhe pedir uma resposta com os seus dados pessoais. Pode não se tratar de software malicioso, mas uma forma de angariar contactos para campanhas de SPAM;
  • As redes Wi-Fi gratuitas facilitam o acesso à internet e também o trabalho dos cibercriminosos. Evite utilizar este tipo de ligação para aceder a sites que requeiram a introdução de informações sensíveis, incluindo redes sociais, compras online e homebanking e faça logout no final do acesso ou termine sempre as aplicações ativas no seu smartphone/tablet. Neste tipo de acessos utilize sempre a rede de dados do seu equipamento móvel;
  • Faça um backup regular dos seus dados, para que tenha sempre uma cópia atualizada no caso de  perda, avaria, roubo ou caso precise formatar o equipamento;
  • Desative o Bluetooth quando não precisar. O seu telemóvel ficará menos vulnerável e ciberataques e consumirá menos bateria;
  • Adicione a sua informação enquanto proprietário do smartphone. Se o perder, e caso alguém sério o encontre e o queira devolver, tem informações para o poder contactar;
  • Finalmente... Mantenha o smartphone seguro fisicamente. Cada vez mais o telemóvel é um objeto pessoal, contém informação sensível, pelo que, mantenha-o sempre perto de si! 

 

App Millennium

  • Instale as aplicações (de acesso ao Banco) através dos locais oficiais (Apple Store e Play Store). As aplicações para instalação e utilização no telemóvel estão disponíveis para equipamentos Apple e AndroidTM. Nunca o faça utilizando links que lhe sejam facultados por terceiros, por correio eletrónico ou por SMS. Para mais informações aceda ao menu Mobile;
  • Defina um Código de Acesso Único (PIN), constituído por 4 algarismos, para o acesso à App Millennium e não o utilize noutras aplicações;
  • De seguida, introduza o Código de Utilizador e três (3) posições aleatórias do Código Multicanal para validar o envio do Código de Autenticação por SMS, indispensável ao registo da aplicação. Por último, introduza o Código de Autenticação que recebeu por SMS;
  • Em alternativa à utilização do Código Secreto (PIN), o acesso pode efetuar-se através de impressão digital ou reconhecimento facial, desde que o equipamento contemple estas tecnologias. Na página de login, poderá sempre optar pelo acesso com impressão digital, reconhecimento facial ou através do PIN. Para ativar/desativar o acesso à App por impressão digital ou reconhecimento facial, basta aceder à área de Perfil (ícone no canto superior direito do ecrã principal), escolher “Segurança” e, de seguida, ativar “Login na App” e/ou “Autorizar operações”;
  • Não utilize um PIN óbvio (1234, 1111, ano de nascimento, código postal, etc) para o acesso à App do Millennium bcp. Periodicamente, altere o seu PIN no ícone do perfil (canto superior direito) , disponível após acesso à App Millennium. Em seguida selecione Segurança » alterar PIN;
  • Atingindo as três falhas consecutivas de PIN, pode, no ecrã de login da App selecionar "Esqueceu-se do PIN? Defina um novo”;
  • O Código Multicanal é solicitado no momento do registo e na confirmação de transações na App Millennium.
  • A App Millennium pode solicitar:
    • Três dígitos aleatórios do Código Multicanal ou,


    • Um Código de Autenticação enviado por SMS para o número de telemóvel registado no Banco ou,
    • Um dado biométrico (impressão digital ou reconhecimento facial).

    Tudo o que for solicitado para além do referido, constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar para o 918272424 / 935222424 / 965992424 ou +351210052424 (de Portugal ou do estrangeiro).

  • O Código de Autenticação não será solicitado caso execute um pagamento para um dos seus beneficiários/favoritos previamente definidos como confiáveis ou para contas da sua titularidade no Millennium bcp e de baixo valor, até atingir um valor acumulado definido pelo Banco.
  • A aplicação para Apple Watch é uma extensão da App Millennium e é ativada a partir da mesma, pelo que pressupõe a prévia adesão do utilizador à referida aplicação. Para utilização desta aplicação é necessário parametrizar na App Millennium quais as contas/cartões que pretende visualizar através do Apple Watch.
  • As operações de consulta de informação bancária proporcionadas pela aplicação para Apple Watch não requerem a introdução de quaisquer códigos pessoais secretos. Contudo, a informação bancária apenas estará disponível quando o Apple Watch estiver próximo do iPhone, constituindo esta circunstância uma medida de segurança que o utilizador deverá ter sempre presente, para salvaguarda da confidencialidade da informação que lhe diz diretamente respeito.

 

Notas gerais...

 
  • O Millennium bcp não envia mensagens de correio eletrónico ou SMS com links e nunca solicita elementos de caráter pessoal e/ou confidencial aos seus Clientes;
  • Nunca faculte a terceiros os Códigos de Autorização recebidos por SMS ou obtidos via Token, bem como, leia atentamente todo o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização, os quais identificam os dados da operação que registou, por exemplo:

     

    Transferência pontual
    no valor de 127,43 €
    Transferência Western Union
    para a Nigéria, no valor de 250 €
    Pagamento de Serviços para a Entidade xxxxx,
    com a referência 901203249, no valor de 500 €
  • Os Códigos de Acesso ao Millennium bcp são pessoais e intransmissíveis pelo que, sempre que suspeite que estes possam estar comprometidos, não hesite em alterá-los ou pedir o seu bloqueio através do serviço de atendimento telefónico;
  • Por questões de segurança, os canais Mobile do Millennium bcp incluem tempos limite de sessão e terminam automaticamente se estiver inativo após um período de tempo; 
  • Para que possa acompanhar os incidentes de segurança que interfiram na utilização do seu equipamento e nos canais automáticos do Millennium bcp consulte as nossas Newsletters e a informação que disponibilizamos em Avisos de Segurança;
  • Sempre que tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone, através do 91 827 24 24 / 93 522 24 24 / 96 599 24 24 (Chamada para a rede móvel nacional) / (+ 351) 21 005 24 24 (Chamada para a rede fixa nacional) - Atendimento personalizado 24 horas. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.
  • Quando pretender ver algum tema de segurança abordado na nossa Newsletter, envie-nos a sua sugestão.

 

Consulte as recomendações para acesso e utilização do site do Millennium bcp.





Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.​

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.​

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