Skip BreadcrumbHome / Financiamento / Linha de Financiamento IFRRU 2020


Para apoiar na concretização de projetos de reabilitação e revitalização urbana, o Millennium bcp disponibiliza uma linha de crédito, integrada no IFRRU 2020 (Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas), com condições mais favoráveis face às existentes no mercado.

A Linha Millennium IFFRU 2020 destina-se ao financiamento a projetos de investimentos a desenvolver por entidades coletivas, públicas ou privadas, destinados à reabilitação e regeneração urbanas, potenciando ainda melhorias da eficiência energética dos edifícios. Não existe limite ao número de pedidos de financiamento a apresentar por candidato.


Onde

Os edifícios a reabilitar devem estar localizados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), definidas como prioritárias por cada Município (conheça as delimitações territoriais das ARU).

Conforme se trate de edificios habitacionais, não habitacionais ou habitação social, respetivamente, deverão constar nos territórios definidos no:

  • PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana (ou instrumento similar nas Regiões Autónomas);
  • ARU - Área de Reabilitação Urbana delimitada pelo Município;
  • PAICD - Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas.

Finalidade

  • Reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2;
  • Reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas - que pode incluir a construção e a reabilitação de edifícios e do espaço público;
  • Reabilitação de frações privadas inseridas em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.

No mesmo pedido de financiamento, o IFRRU 2020 apoia ainda as medidas de eficiência energética, complementares às intervenções de reabilitação urbana.

Os edifícios reabilitados podem destinar-se a qualquer uso, nomeadamente habitação, atividades económicas e equipamentos de utilização coletiva.


Candidaturas

É imprescindível que a empresa solicite à Câmara Municipal da localização do imóvel a reabilitar, o parecer prévio vinculativo específico para o IFRRU 2020, sobre o enquadramento do projeto.

Em cada Município existe um interlocutor dedicado ao IFRRU 2020, que irá acompanhar o seu projeto, nomeadamente junto dos serviços da Câmara Municipal envolvidos para efeitos de licenciamento.




Informação útil