Skip BreadcrumbHome / Internacional / Factoring Internacional de Exportação
Factoring Internacional de Exportação

Factoring Internacional de Exportação

Otimização da Cobrança no exterior
com financiamento complementar.

Vantagens

O Factoring Internacional de Exportação constitui um instrumento de apoio às Empresas portuguesas que seguem uma estratégia de Exportação para os principais mercados internacionais.

  • Serviço de Cobrança: a cobrança dos créditos cedidos é efetuada por uma Empresa de factoring correspondente localizada no país do Devedor/Comprador, tirando assim partido do conhecimento local do mesmo;
  • Eliminação das barreiras linguísticas no processo de cobrança, redução de custos administrativos e libertação de recursos humanos e financeiros da Empresa Exportadora sem prejuízo de todo o processo de liquidação dos créditos;
  • Acesso a informação detalhada e atualizada on-line: através do Millenniumbcp.pt/Empresas, é disponibilizada em tempo real toda a informação sobre o contrato de factoring;
  • Possibilidade de acesso a uma forma de financiamento à sua atividade de exportação.

02.002.5655 - 2012/04/24

Quanto custa

Consulte o preçário em vigor disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt aqui.

Características

Nas operações de Factoring Internacional de Exportação, as Empresas Exportadoras cedem ao Millennium bcp os créditos de curto prazo (faturas) detidos sobre os seus clientes estrangeiros (Devedores) provenientes de vendas a crédito de mercadorias, tendo como objetivos:

  • otimizar a cobrança dos valores a receber dos seus clientes estrangeiros/Devedores;
  • assegurar a proteção contra o risco de não pagamento na data contratada pelos seus clientes estrangeiros/Devedores, quando contratada a cobertura de risco;
  • acesso a uma fonte de financiamento complementar através da eventual antecipação de fundos pelo Millennium bcp sobre os créditos cedidos.

Intervenientes

Os intervenientes numa operação de factoring internacional são:

  • Aderente (Exportador ou vendedor): Empresa portuguesa que fatura o fornecimento das mercadorias;
  • Devedor (Importador ou comprador): Cliente estrangeiro do Exportador, responsável pelo pagamento das faturas relativas ao fornecimento das mercadorias;
  • Millennium bcp - Fator de Exportação (EF): A quem a Empresa Exportadora portuguesa cede os seus créditos (faturas) nos termos do contrato de factoring;
  • Fator de Importação (IF): Entidade localizada no país do Devedor para proceder à cobrança dos créditos cedidos (faturas), e que pode assegurar cobertura de risco em caso de não pagamento por parte dos Devedores. A relação com esta entidade é assegurada pelo Millennium bcp.

Âmbito

Englobam-se no âmbito do Factoring Internacional de Exportação:

  • Análise de Devedores: os Devedores/Compradores estrangeiros são objeto de análise de risco pela Fator de Importação escolhida pelo Millennium bcp. A Fator de Importação estabelece para cada um deles limites de cobertura de risco. Esta análise é efetuada mediante pedido do Millennium bcp e precede a decisão do Banco sobre a realização da operação.
  • Cobertura de risco: quando contratada assegura a cobertura de risco de não pagamento por parte dos Devedores/Compradores estrangeiros. Em situações de disputa, poderá não haver lugar a esse pagamento.
  • Gestão e Cobrança: o Millennium bcp efetua a gestão e procede à cobrança dos créditos que lhe tenham sido cedidos, utilizando para isso os serviços da Fator de Importação localizada no país do Devedor/comprador estrangeiro;
  • Financiamento por antecipação de fundos: o Aderente/Exportador terá a possibilidade de antecipar uma percentagem do valor dos créditos cedidos, mediante aprovação de crédito por parte do Banco;

O Millennium BCP recorre à colaboração de Bancos e Empresas de Factoring nos países dos Devedores estrangeiros para assegurar um eficaz serviço de cobrança e possível cobertura de risco de não pagamento, detendo para isso uma vasta rede de acordos internacionais.

Excluem-se destes contratos vendas por carta de crédito ou pagamento contra documentos de qualquer tipo de vendas a contado.

A contratação das operações de crédito aqui publicitadas está dependente da sua prévia apreciação e decisão em sede de risco de crédito e da eventual constituição de garantias que o Banco considere idóneas.

Como funciona

O portal de Empresas do Millennium bcp disponibiliza, um conjunto de funcionalidades que lhe dão acesso a informações sobre Contratos, Cobranças e Carteira de Créditos, assim como efetuar pedidos de Adiantamento, adicionar Devedores e enviar ficheiros de Cessão de Créditos.

De uma forma simples, intuitiva, eficiente e rigorosa poderá aceder a toda a informação relacionada com o seu contrato de Factoring.

Veja aqui uma apresentação sobre Factoring Internacional de Exportação.

Mais questões

Para obter mais informações tem à sua disposição 2 centros de competências:

  • Millennium Trade Solutions
    Analisa necessidades e perfil da Empresa e propõe soluções para responder às exigências da sua atividade e estratégia internacional.
  • International Business Platform
    Apoio no processo de internacionalização através de informação sobre abordagem do mercado, enquadramento jurídico e fiscal, recurso a operações próprias ou parceiros locais, soluções financeiras.

Tradeline

e 1 linha telefónica exclusiva para trade finance:

Os mais procurados

App MEmpresasApp M Empresas mais internacional
Transferências internacionais SEPA e versão castelhana.
App SelectsPrograma Cliente Aplauso
Mais vantagens para a sua Empresa.

Talvez esteja interessado

Emissão e tomada de cheques sobre o estrangeiroEmissão e tomada de cheques sobre o estrangeiro
A garantia de pagamento em qualquer parte do Mundo!
Apoio à Exportação-ImportaçãoApoio à Exportação-Importação
Soluções à medida do seu negócio!


Ainda não utiliza o Portal de Empresas?

 

 

 

 

 

LINHA DE APOIO
AO UTILIZADOR

707 504 504

+351 210 04 24 24

(de Portugal e do estrangeiro)

Atendimento personalizado

Dias úteis das 08 horas às 02 horas
e nos dias não úteis
das 10 horas às 24 horas
Hora de Portugal Continental

Se ligar para 707 504 504 a
partir da rede fixa terá um custo
máximo de 0,10€ por minuto;
se optar por nos ligar a partir da
rede móvel o custo máximo por
minuto será de 0,25€. A estes
valores acresce o respetivo IVA.

Atendimento disponível em
Português, Inglês ou Castelhano