Skip BreadcrumbHome / Internacional / Gestão de Risco

Gestão de Risco


Com a abertura a mercados internacionais, surgem novos temas para os quais a sua Empresa deverá estar preparada. Alinhar o risco aceitável com a estratégia de negócio, é fundamental na Gestão de Risco da sua Empresa.

A Gestão do Risco permite melhorar a capacidade da sua Empresa em identificar potenciais eventos, avaliar os riscos e estabelecer respostas, reduzindo, deste modo, a exposição da Empresa à ocorrência de surpresas e a sua relação com custos ou perdas.

O Millennium bcp encontra-se disponível para articular em conjunto com as Empresas, soluções e estratégias possíveis de coberturas de riscos financeiros que possam ir ao encontro das suas necessidades e especificidades nestas matérias.

Conheça abaixo os riscos financeiros mais frequentes do negócio e as soluções/estratégias mais utilizadas. Contacte-nos para que possamos, em conjunto, definir a melhor estratégia e esclarecer as diferentes opções disponíveis.

Taxa de Câmbio

O conhecimento antecipado do contravalor da moeda que vai pagar ou receber, no futuro, bem como a proteção contra as variações favoráveis ou desfavoráveis da taxa de câmbio, são fundamentais para a redução do risco cambial de uma operação.

O Millennium bcp coloca à sua disposição diversos instrumentos financeiros para tentar minimizar os efeitos das flutuações dos mercados cambiais:

  • Contrato de Câmbio a Prazo
  • Contrato de Opção de Taxa de Câmbio
  • Contrato Cilindro
  • Swap Cambial

Taxa de Juro

Por forma a gerir a exposição às flutuações das taxas de juro de mercado, as soluções são desenhadas com base nas necessidades evidenciadas e transmitidas pelas Empresas, e à medida da política de gestão do risco definida por cada uma.

A estrutura de cobertura poderá passar pela fixação de taxas de juro para depósitos ou financiamentos através de:

  • Forward Rate Agreement (FRA)
  • Swap de Taxa de Juro
  • Opções de Taxa de Juro
  • Swap Cambial e de Taxa de Juro

Matérias-primas

A elevada volatilidade do preço das matérias-primas nos mercados internacionais, tem vindo a obrigar as Empresas produtoras ou utilizadoras a limitarem cada vez mais o seu grau de exposição às variações indesejáveis dos preços.

Atualmente existe um conjunto de instrumentos de cobertura de risco, com o recurso a derivados também “over-the-counter”, que podem ser estudados, analisados e concretizados. A proteção contra os movimentos desfavoráveis dos preços depende do tipo exposição da empresa à variação dos preços:

  • para a Empresa produtora de uma matéria-prima, o seu risco centra-se na descida dos preços;
  • para a Empresa utilizadora,o seu risco centra-se na subida dos preços da sua matéria-prima.

 

Para obter mais informações tem à sua disposição 2 centros de competências:

  • Millennium Trade Solutions
    Analisa necessidades e perfil da Empresa e propõe soluções para responder às exigências da sua atividade e estratégia internacional.
  • International Business Platform
    Apoio no processo de internacionalização através de informação sobre abordagem do mercado, enquadramento jurídico e fiscal, recurso a operações próprias ou parceiros locais, soluções financeiras.

Tradeline

e 1 linha telefónica exclusiva para trade finance:

 

 

02.002.5548 - 2012-04-10