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Canal Direto

Canal Direto

A Solução para a sua empresa!

Vantagens

Efetue consultas e operações bancárias sobre as contas do Millennium bcp, diretamente a partir do seu sistema informático.

  • Integração real do ERP com o Banco;
  • Maior segurança nos fluxos de informação internos da Empresa;
  • Atualização de dados on-line sempre que desejada;
  • Mecanismo automático de reconciliação bancária;
  • Redução de erro humano;
  • Redução de Tempo e Custos na execução de operações.


02.002.6507 2012/08/21

Quanto custa

A utilização do Canal Direto é isenta de custos, aplicando-se para os serviços bancários acessíveis através da plataforma, o precário em vigor, disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt.

Características

O Canal Direto é uma Plataforma de serviços bancários, disponível para Clientes registados no Portal de Empresas do Millennium bcp, que permite a comunicação direta - cifrada e assinada digitalmente - entre o sistema informático do Cliente e do Banco.

Esta Plataforma permite efetuar consultas e operações bancárias sobre as contas do Millennium bcp, diretamente a partir do sistema informático do Cliente, mediante a utilização de equipamento informático e de comunicação adequados.

O funcionamento deste serviço requer que o Cliente esteja recenseado e ativo no portal de empresas do Millennium bcp, com regras de autorização definidas, ter instalado um sistema informático que permita a comunicação direta com o Banco (proprietário da própria Empresa ou PHC), possuir um certificado Digital emitido por uma Entidade Certificadora Autorizada e celebrar o contrato de utilização (Canal Direto) com o Banco.

Funcionalidades atualmente disponíveis:

  • Consulta de Saldos de Conta;
  • Consulta de Movimentos de Conta;
  • Consulta de Movimentos de Cartão;
  • Ordem de Transferência Nacional Pontual;
  • Pagamento de Impostos;
  • Pagamento de Impostos – Documento Único DUC;
  • Pagamento de Taxa Social Única;
  • Envio de Ficheiros C2B, FAC, DUC, PSM;
  • Retorno de Ficheiros enviados;
  • Cancelamento de Ficheiros C2B;
  • Obtenção do documento de Extrato e Notas de Lançamento.

Brevemente serão disponibilizadas novas funcionalidades, das quais se destaca o envio de ficheiros C2B de acordo com as novas regras SEPA.

Segurança:

A autenticação dos serviços B2B obriga que a comunicação entre o Cliente e o Millennium bcp seja efetuada através de Certificado Digital emitido por uma Entidade Certificadora Autorizada, garantindo assim segurança na comunicação, i.e., o Cliente sabe que está a comunicar com o Millennium bcp e vice-versa.

Atualmente, o Millennium bcp aceita a apresentação pelo Cliente de certificados digitais emitidos pela Multicert.

Caso o Cliente pretenda adquirir um Certificado Avançado Individual Profissional da Multicert, deverá efetuar o pedido de emissão através do seguinte endereço internet.

A autenticação de cada utilizador é efetuada através de um Código de Utilizador e Password e naturalmente pelo referido Certificado Digital, assegurando desta forma que a comunicação entre o Software do Cliente e o Millennium bcp é cifrada e assinada digitalmente.

Para a instalação do CERTIFICADO DIGITAL siga os passos descritos na Apresentação do Millennium bcp.

Como aderir

Para a adesão ao Canal Direto, é necessário o Cliente subscrever o contrato de utilização " Canal Direto", que, após assinado por quem obriga a Empresa, deverá ser remetido para o Banco;

Após indicação do Banco (via email) da boa receção e processamento do Contracto, o Cliente pode proceder à ativação do serviço Canal Direto no portal de empresas do Millennium bcp, em Outros Serviços > Canal Direto, onde deverá:

  • Fazer o upload da chave Pública do Certificado digital do Utilizador (Emitido por um entidade Certificadora Autorizada).
  • Fazer download da Chave Pública do Certificado digital do Millennium bcp.

Mais questões

Algumas perguntas frequentes e respetivas respostas, para melhor esclarecimento sobre esta solução.

Quais os pressupostos para aderir ao Canal Direto?

Ser Cliente ativo no portal de empresas do Millennium bcp, ter instalado ERP que permita a ligação direta ao Banco, subscrever o Contrato de Utilização - Plataforma B2B Millennium bcp e possuir um Certificado Digital emitido por uma Entidade Certificadora Autorizada.

O que é um certificado digital?

Um certificado digital permite a comprovação da identidade do portador, sendo autorizado e emitido por uma terceira entidade de confiança, conhecida no mundo da segurança eletrónica como AC - Autoridade Certificadora (CA - Certification Authority) ou Entidade Certificadora Autorizada. Fazendo uma analogia, um certificado digital pode ser visto como um passaporte e a AC como o arquivo de identificação. Esta última, verifica a identidade de um indivíduo, cria um documento de confiança reconhecido e acreditado por outros, e emite um certificado digital para uso próprio do indivíduo.

Como obter o certificado digital?

Através de contacto direto entre o Cliente e a Entidade Certificadora Autorizada. No caso de pretender adquirir um Certificado Avançado Individual Profissional da Multicert, deverá efetuar o pedido de emissão através do seguinte endereço internet.

O que é uma Entidade Certificadora Autorizada?

Uma Entidade Certificadora Autorizada é responsável pela emissão de certificados digitais utilizados para identificar comunidades de indivíduos, sistemas, ou outras entidades que utilizem meios ligados a redes informáticas. Assinando digitalmente os certificados que emite, a Entidade Certificadora Autorizada relaciona a identidade do portador do certificado e, consequente portador da chave privada, à chave pública existente no certificado.

O que fazer com o Certificado Digital?

O Utilizador deverá instalar o seu certificado digital e também o do Millennium bcp no seu posto de trabalho.

Como ativar o serviço?

Após indicação do Banco (via email) da boa receção e processamento do Contracto de Utilização o Cliente deverá proceder à ativação do acesso ao Canal Direto, no portal de empresas do Millennium bcp, em Outros Serviços > Canal Direto, selecionando a operação "Ativar". A Ativação é efetuada automaticamente após indicação do IP a partir do qual o cliente pretende aceder ao Canal Direto e do upload da Chave Pública do Certificado digital do Cliente.

Como autorizar operações?

Se o utilizador tiver poderes de autorização de operações definidas no portal de empresas do Millennium bcp e for suficiente a sua assinatura para a autorizar, esta será processada de imediato. Se o utilizador não tiver poderes ou for necessário uma segunda autorização, a operação ficará pendente para autorização no portal de empresas do Millennium bcp.

Suporte

 - Suporte à plataforma PHC contacte o respetivo Parceiro ou Instalador PHC;
 - Suporte à adesão e serviços bancários prestados contacte a nossa linha de apoio.

Para mais questões contacte o seu Gestor de Cliente ou uma Sucursal do Millennium bcp.

 
 

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