Skip BreadcrumbHome / Tesouraria / SEPA - Envio de Ficheiro C2B de Pagamentos

SEPA - ENVIO DE FICHEIRO C2B DE PAGAMENTOS

SEPA - Envio de Ficheiro
C2B de Pagamentos

Um ficheiro, vários pagamentos para a zona Euro.

Vantagens

Na sequência do Regulamento 260 do Conselho Europeu (também conhecido por Regulamento SEPA ou Regulamento da End-Date), o Millennium bcp disponibiliza o serviço de Envio de Ficheiros SEPA C2B de Pagamentos como alternativa ao atual envio de ficheiros de PS2 de Pagamentos.

Este novo serviço permite à sua Empresa reunir um conjunto de transferências a crédito em Euros, para Portugal e para o espaço SEPA, num único ficheiro em formato normalizado XML desenvolvido pela comunidade bancária portuguesa e respeitando a norma internacional ISO20022 para esta natureza de operações.

Como principais vantagens destacamos:

  • Uma única operação (lote) com várias transferências a crédito SEPA, nacionais ou cross-border;
  • Possibilidade de agendamento para uma Data Futura;
  • Um único débito na conta à ordem;
  • Redução de custos operacionais, quando comparado com o carregamento pontual de várias operações de transferência nacionais e internacionais para o espaço SEPA;
  • Ficheiro apresenta 3 áreas distintas para identificação da mensagem, lote e registos;
  • Conjunto alargado de códigos ISO para identificação da natureza das transferências;
  • Campos adicionais ao nível de cada registo para transmitir informação ao beneficiário, assim como para identificar inequivocamente cada pagamento através de uma referência própria atribuída pelo ordenante;
  • Alinhamento dos identificadores das contas dos beneficiários: o IBAN (International Bank Account Number) e o BIC (Bank Identifier Code) passarão a ser utilizados, quer estejamos perante operações cross-border ou nacionais;
  • Ficheiro de retorno em D+4 com o resultado do processamento do lote e, individualmente, de cada registo também em formato XML.

02.002.11811 - 23.07.2013

Quanto custa

Consulte o Preçário em vigor no item Comissões e Despesas, Outros Clientes, Transferências, disponível também para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp perto de si.

Características

Com o objetivo de simplificar o processo de comunicação entre os Bancos e os seus Clientes, a comunidade bancária nacional desenvolveu um novo layout XML, compatível com os Modelos SEPA de Transferências a Crédito e de Débitos Diretos e que especifica um subconjunto de mensagens, elementos e subelementos do ISO20022 XML standards ("pain" messages) - Layout C2B (Customer-to-Bank).

Este layout, para além de contemplar as especificações técnicas exigidas para estarem conformes com os Modelos SEPA, incorpora especificidades do mercado nacional, pelo que deverá ser este o layout a utilizar pelas Empresas Clientes do Millennium bcp.

A versão atualizada do layout C2B está disponível no sítio do Banco de Portugal na sua versão em Português.

Estrutura do ficheiro C2B de Pagamentos

De acordo com o layout C2B, cada ficheiro terá de conter necessariamente uma mensagem do tipo Pain.001.001.03 - Customer Credit Transfer Initiation – que, na prática, é utilizada para transportar as instruções de Transferências a Crédito do Ordenante para o Banco do Beneficiário. Esta mensagem é composta por 2 blocos: o Group Header  e o Payment Information.

Informação obrigatória nos ficheiros

  • O layout C2B detalha um conjunto de campos definidos como obrigatórios, dos quais destacamos: o NIF da Empresa ordenante na tag Identification do bloco Group Header (especificação do Millennium bcp);
  • O número de transações representado na tag Number of Transactions dos blocos Group Header e Payment Information;
  • A soma de controlo representada na tag Control Sum dos blocos Group Header e Payment Information.

Informação recomendada nos ficheiros

  • A indicação do motivo dos pagamentos (Category Purpose), por exemplo: SALA para Salários; SUPP para Fornecedores; OTHR para outras naturezas de pagamento;
  • No descritivo a passar ao beneficiário (Remittance Information) optar por Unstructured de modo a poder passar até 140 posições de texto;
  • Respeitar a lista de carateres admitidos que não incluem qualquer acentuação ou outros carateres especiais como seja, por exemplo, o símbolo "€";
  • A indicação do IBAN e não do NIB, tendo presente que, no caso nacional, basta pré-fixar "PT50" ao NIB já existente.

Transferências Urgentes

  • É possível atribuir o caráter de urgente às transferências inseridas no ficheiro. Para tal deverá utilizar e preencher a tag Prtry com o valor "URG" no bloco Payment Information.
  • Nas transferências urgentes o Millennium bcp garante a execução das ordens na data de liquidação pretendida (sempre dia útil), desde que não haja qualquer impedimento e a última autorização desta operação ocorra até às 13h30 desse mesmo dia, se existir pelo menos um beneficiário com conta em bancos cross-border, ou até às 14h30 caso todos os beneficiários das transferências possuam contas em bancos em Portugal.

 

Como funciona

Depois de ter preparado o ficheiro C2B de Pagamentos, aceda a millenniumbcp.pt e, na área de Gestão de Ficheiros, clique em Enviar Ficheiros > C2B Pagamentos/Cobranças. Deverá ter presente a data de processamento do lote, o número total de registos e o montante total.

Se for a primeira vez que submete um ficheiro C2B de Pagamento, contacte o seu interlocutor habitual de forma a confirmar o seu estado junto do Banco.

Nas operações seguintes, a Empresa poderá acompanhar os dados da mesma, sob diversas formas:

Histórico de Operações

Para além de consultar os dados do ficheiro - nomeadamente nº de registos, valor total do ficheiro e os dados de cada transferência a crédito, pode também verificar quais os utilizadores do portal que intervieram na operação. O acesso é feito através do seguinte caminho: Autorizações > Histórico Operações.

Ficheiro de Retorno

A partir de D+4 (sendo D a data de liquidação financeira), pode obter um ficheiro de retorno acedendo a: Gestão Ficheiros > Consultar Ficheiros > Retornos.

No formato de ficheiro, deverá ser selecionada a opção "C2B - Pagamentos", verificando desta forma se os registos referentes a cada um dos pagamentos foram ou não processados.

Comprovativos individuais de Pagamento

Para todas as transferências processadas pelo Banco, fica disponível a partir de D+4 (sendo D a data de liquidação financeira) a possibilidade da Empresa efetuar o download de um comprovativo individual.

Para aceder a esta informação aceda a Gestão Ficheiros > Consultar Ficheiros > Comprovativos Registo a Registo. No formato de ficheiro, deverá ser selecionada o formato "C2B-Pagamentos";

Nota de Lançamento

Sendo disponibilizada uma Nota de Lançamento pelo valor total do lote (e que corresponde ao valor debitado em conta), as Empresas que tenham aderido ao serviço de Notas de Lançamento em Formato Digital, podem proceder ao seu download na área de Empresas do millenniumbcp.pt a partir de D+3 (sendo D a data de liquidação financeira) em:

  • Outros Serviços > Documentos > Extrato Digital e Notas de Lançamento (.pdf) > Notas Lançamento (.pdf) > Consultar, ou;
  • Através da Consulta de Movimentos de conta à ordem.

No caso de haver registos devolvidos, será emitida nova Nota de Lançamento a acompanhar o movimento (a crédito) na conta.

No caso dos Clientes Empresa, as transferências geram, por defeito, a emissão de uma nota de lançamento e, consequentemente, a cobrança de portes pelo seu envio à Empresa ordenante. Caso o ordenante não pretenda receber notas de lançamento, deverá indicá-lo expressamente ao Banco ou, em alternativa, aderir às Notas de Lançamento Digitais através do Portal de Empresas (serviço sem custos) em Outros Serviços > Documentos > Extrato Digital e Notas de Lançamento (.pdf) > Subscrever.

Mais questões

Algumas perguntas frequentes e respetivas respostas, para melhor esclarecimento sobre esta solução.

Para que países posso efetuar transferências por ficheiro?

As transferências são exclusivamente para países da área geográfica da SEPA. Sendo Portugal um país da área SEPA, é possível incluir pagamentos nacionais e cross-border num único ficheiro.

Como obter o IBAN dos meus Clientes e fornecedores em Portugal, dado que só possuo o NIB?

A conversão dos NIB nacionais em IBAN é muito simples, pois basta pré-fixar "PT50" ao NIB já existente. Por exemplo, o IBAN correspondente ao NIB 0033 0000 01234567890 02 é o: PT50 0033 0000 01234567890 02.

Moeda

As transferências são exclusivamente em Euros.

A minha Empresa perde funcionalidades ao evoluir para ficheiros C2B?

Não. Os níveis de serviço, datas-valor, informação constante nos ficheiros PS2 de pagamentos, ficheiros de retorno e comprovativos mantêm-se ou são melhorados.

Limites de transferência

Os limites mínimo e máximo são respetivamente 0,01 e 999.999.999,99 Euros. Não existe limite mínimo ou máximo. No entanto, caso o ficheiro seja submetido no millenniumbcp.pt, o montante total das transferências do ficheiro estará sempre sujeito às combinações e limites definidos no processo de registo.

Informação adicional que pode ser passada para o beneficiário

O layout C2B permite passar, em cada registo de transferência, informação adicional para o beneficiário como, por exemplo, a indicação do número da fatura a pagamento, com limite máximo de 140 caracteres.

Quando posso começar a enviar ficheiros C2B Pagamentos?

Desde já. Se já costuma submeter ficheiros PS2 de Pagamentos pelo millenniumbcp.pt, na área de Gestão de Ficheiros encontrará a funcionalidade "C2B Pagamentos/Cobranças".
Contudo, se for a primeira vez que submete um ficheiro C2B de Pagamento, contacte o seu interlocutor habitual de forma a confirmar o seu estado junto do Banco. Nas operações seguintes, poderá acompanhar os dados da mesma, através das opções habituais.

Posso cancelar ficheiros C2B Pagamentos após a última autorização?

Sim. Até ao dia útil anterior à data de liquidação financeira indicada no ficheiro.


Aconselhamos também a consulta do manual do layout C2B disponível versão em Português e/ou na versão em Inglês.

Os mais procurados

App SelectsPrograma Cliente Aplauso
Mais vantagens para a sua Empresa.
App MEmpresasApp M Empresas mais internacional
Transferências internacionais SEPA e versão castelhana.

Talvez esteja interessado

Transferências Nacionais EletrónicasTransferências Nacionais Eletrónicas
Pague com simplicidade, rapidez e comodidade.
Gestão de FicheirosGestão de Ficheiros
A forma simples e eficiente de efetuar cobranças e pagamentos.

Ainda não utiliza o Portal de Empresas?

ManualSepa

LINHA DE APOIO
AO UTILIZADOR

707 504 504

+351 210 04 24 24

(de Portugal e do estrangeiro)

Atendimento personalizado

Dias úteis das 08 horas às 02 horas
e nos dias não úteis
das 10 horas às 24 horas
Hora de Portugal Continental

Se ligar para 707 504 504 a
partir da rede fixa terá um custo
máximo de 0,10€ por minuto;
se optar por nos ligar a partir da
rede móvel o custo máximo por
minuto será de 0,25€. A estes
valores acresce o respetivo IVA.

Atendimento disponível em
Português, Inglês ou Castelhano