Alerta de segurança

Não caia em burlas pelo WhatsApp

16.11.2022

Há uma nova burla através de mensagens WhatsApp ou SMS.

Se receber um pedido de transferência, supostamente enviado por um filho(a), a indicar que tem um novo número de telemóvel e que o antigo está na assistência técnica, não aceite nem guarde este número, pois trata-se de uma burla.

Este pedido de transferência é sempre antecedido de uma conversa cordial e familiar, mas a conta do beneficiário não é de um familiar seu.

Por isso, se receber pedidos de transferência através do WhatsApp, mesmo que o pedido venha de um familiar, NUNCA aceite as instruções recebidas sem antes confirmar que se trata mesmo de um familiar.

Para confirmar, sugerimos que contacte o seu familiar através do número de telefone que já tem e é da sua confiança.

Fique atento, porque um clique pode deitar tudo a perder!

Nestas chamadas, o atacante pode fazer-se passar por:

· Colaborador do Millennium ou da Microsoft, por exemplo, a informar que detetou falhas de segurança nos acessos ou anomalias nos computadores

· Colaboradores de empresas de investimentos de fundos, a garantir lucros superiores aos praticados pelo mercado

Ao longo da conversa, pede ainda o acesso ao seu homebanking para “simular” transações e solicitar o seu código de autorização. É assim que o atacante depois acede remotamente aos seus ficheiros pessoais, consegue instalar programas maliciosos e fazer transações bancárias.

No site e app do Millennium apenas existem simulações de crédito habitação, pessoal e automóvel. Não existem simulações de transações. Nomeadamente transferências, pagamentos e criação de cartões MB NET.

Mantenha-se alerta, sempre! Siga os nossos conselhos e desconfie de qualquer chamada que lhe pareça suspeita.

APP MILLENNIUM

Faça compras em segurança com a App Millennium

Instale já