Alerta de segurança
16.11.2022
Há uma nova burla através de mensagens WhatsApp ou SMS.
Se receber um pedido de transferência, supostamente enviado por um filho(a), a indicar que tem um novo número de telemóvel e que o antigo está na assistência técnica, não aceite nem guarde este número, pois trata-se de uma burla.
Este pedido de transferência é sempre antecedido de uma conversa cordial e familiar, mas a conta do beneficiário não é de um familiar seu.
Por isso, se receber pedidos de transferência através do WhatsApp, mesmo que o pedido venha de um familiar, NUNCA aceite as instruções recebidas sem antes confirmar que se trata mesmo de um familiar.
Para confirmar, sugerimos que contacte o seu familiar através do número de telefone que já tem e é da sua confiança.
Fique atento, porque um clique pode deitar tudo a perder!
Nestas chamadas, o atacante pode fazer-se passar por:
· Colaborador do Millennium ou da Microsoft, por exemplo, a informar que detetou falhas de segurança nos acessos ou anomalias nos computadores
· Colaboradores de empresas de investimentos de fundos, a garantir lucros superiores aos praticados pelo mercado
Ao longo da conversa, pede ainda o acesso ao seu homebanking para “simular” transações e solicitar o seu código de autorização. É assim que o atacante depois acede remotamente aos seus ficheiros pessoais, consegue instalar programas maliciosos e fazer transações bancárias.
No site e app do Millennium apenas existem simulações de crédito habitação, pessoal e automóvel. Não existem simulações de transações. Nomeadamente transferências, pagamentos e criação de cartões MB NET.
Mantenha-se alerta, sempre! Siga os nossos conselhos e desconfie de qualquer chamada que lhe pareça suspeita.