Menina com telemóvel Menina com telemóvel

FRAUDE “Conta bloqueada”

SMS do MB WAY com indicação de conta bloqueada

11.08.2023

Alertamos para um SMS supostamente enviado pelo MB WAY, pedindo o acesso a um link com o assunto “a sua conta está temporariamente bloqueada”.

Trata-se de uma ação de phishing, com o objetivo de capturar códigos de acesso e de autorização. Abrindo o link da mensagem é apresentado o seguinte ecrã, onde é solicitada a identificação do Banco com o qual tem conta:

Imagem de fraude bancária

Nesta sequência, é solicitado o Código de Utilizador, o número de telemóvel e posições do Código Multicanal:

Imagem de fraude bancária

O Millennium NUNCA pede o número de telemovel no acesso ao site

Imagem de fraude bancária

De seguida recebe uma chamada de um suposto colaborador do Banco, que confirma alguns movimentos na conta bancária e diz haver um movimento que o Cliente não reconhece.

Depois pede Códigos de Autorização para supostamente cancelar a operação. Recordamos que o Millennium nunca contacta o Cliente a pedir o Código de Autorização enviado por SMS e nunca pede códigos de autorização para cancelar ou simular transações.

Ao identificar os Códigos de Acesso e Código de Autorização ao suposto Colaborador do Banco, está a permitir o acesso ao Banco por terceiros.

A sua segurança é uma prioridade

O Código de Autorização irá servir para confirmar uma transação na sua conta! Alertamos que o endereço do site fidedigno do Millennium bcp é https://ind.millenniumbcp.pt/, fique atento pois um clique pode deitar tudo a perder! Ao inserir os códigos de acesso e código de autorização, está a permitir que transações sejam executadas na sua conta.

Leia atentamente o SMS que receber com Códigos de Autorização.

fique atento

Relembramos que o Millennium bcp

refresh

Nunca

pede a instalação/atualização de software após o acesso

icon link externo

Nunca

envia SMS com link

icon email

Nunca

envia emails com link

icon cadeado

Nunca

pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)

icon telemovel

Nunca

pede o número de telemóvel

icon pin

Nunca

contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS

icon transferências

Nunca

pede o Código de Autorização para simular/cancelar transações

E para garantir que está sempre no site do Millennium verifique:

Acesso ao site

O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal

URL do Millennium

As nossas páginas começam sempre por:
https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://emp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa

Certificado de segurança

No início dos endereços, há sempre um cadeado

SMS de validação

Leia sempre as nossas SMS com os dados e código de autorização para validar a operação. Se tiver recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato

APP MILLENNIUM

Faça compras em segurança com a App Millennium

Instale já