FRAUDE “Conta bloqueada”
11.08.2023
Alertamos para um SMS supostamente enviado pelo MB WAY, pedindo o acesso a um link com o assunto “a sua conta está temporariamente bloqueada”.
Trata-se de uma ação de phishing, com o objetivo de capturar códigos de acesso e de autorização. Abrindo o link da mensagem é apresentado o seguinte ecrã, onde é solicitada a identificação do Banco com o qual tem conta:
Nesta sequência, é solicitado o Código de Utilizador, o número de telemóvel e posições do Código Multicanal:
O Millennium NUNCA pede o número de telemovel no acesso ao site
De seguida recebe uma chamada de um suposto colaborador do Banco, que confirma alguns movimentos na conta bancária e diz haver um movimento que o Cliente não reconhece.
Depois pede Códigos de Autorização para supostamente cancelar a operação. Recordamos que o Millennium nunca contacta o Cliente a pedir o Código de Autorização enviado por SMS e nunca pede códigos de autorização para cancelar ou simular transações.
Ao identificar os Códigos de Acesso e Código de Autorização ao suposto Colaborador do Banco, está a permitir o acesso ao Banco por terceiros.
O Código de Autorização irá servir para confirmar uma transação na sua conta!
Alertamos que o endereço do site fidedigno do Millennium bcp é
https://ind.millenniumbcp.pt/, fique atento pois um clique pode deitar tudo a perder! Ao inserir os códigos de acesso e código de autorização, está a permitir que transações sejam executadas na sua conta.
Leia atentamente o SMS que receber com Códigos de Autorização.
fique atento
pede a instalação/atualização de software após o acesso
envia SMS com link
envia emails com link
pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
pede o número de telemóvel
contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
pede o Código de Autorização para simular/cancelar transações
O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
As nossas páginas começam sempre por:
https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://emp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
No início dos endereços, há sempre um cadeado
Leia sempre as nossas SMS com os dados e código de autorização para validar a operação. Se tiver recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato