Alerta de segurança

Fraude: instalação de software malicioso

Publicado em 30.01.2023
Atualizado em 04.10.2024

Um novo software malicioso tem vindo a ser propagado através de emails fraudulentos, enviados por supostas entidades fidedignas ou contactos familiares.

Caso aceda a links ou anexos de um email, peça de imediato a ajuda de um profissional para identificar e remover um possível Malware (software malicioso) no seu equipamento.

O Millennium bcp NUNCA pede a instalação de software quando acede ao site

A instalação deste Malware no equipamento ocorre depois de clicar no link ou anexo fraudulento. Abaixo partilhamos exemplos de ecrãs apresentados após aceder ao site do Millennium bcp:

Estes ecrãs bloqueiam o acesso a todas as funcionalidades enquanto mostram barras de conclusão para levá-lo a pensar que está a fazer uma “instalação e/ou atualização”. No final deste processo, são solicitados Códigos de Autorização para “simular” transações, mas na realidade o objetivo é autorizar o débito na sua conta bancária.

Esta fraude pode ocorrer também através do seu telemóvel. A instalação de Malware em smartphones está associada à instalação de apps com código malicioso.

Relembramos que quando a app já está instalada no seu equipamento, o comportamento normal para aceder à app é o pedido de PIN (ou impressão digital ou autenticação facial) e nunca pedido do Código de Utilizador nem do Código Multicanal.

Abaixo pode ver um exemplo de um ecrã de telemóvel com tentativa de fraude:

Fique atento ao formato das janelas, aos erros ortográficos e aos termos no português do Brasil.

Recordamos que o Millennium bcp:

NUNCA pede a instalação/atualização de software após o acesso
NUNCA contacta o Cliente a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
NUNCA solicita o Código Multicanal completo

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