Alerta de segurança
09.03.2023
Esteja atento aos dados que lhe são solicitados por telefone. Num contacto telefónico não é possível confirmar a identidade de quem está a ligar.
É muito frequente surgirem anúncios e artigos nas redes sociais, onde são apresentados resultados com imagens de celebridades e influencers, a anunciar que obtiveram lucros inacreditáveis investindo em moeda digital.
Ao consultar o artigo, é solicitado um número de telemóvel e, posteriormente, recebe um contacto de um falso funcionário de uma empresa de investimentos, a solicitar um investimento inicial de cerca de 250 euros e a garantir lucros superiores aos praticados pelo mercado.
Lembre-se que, num contacto telefónico, não é possível confirmar a identidade de quem está a ligar.
Para iniciar o processo, indicam ao utilizador que é necessário proceder à instalação de um software para acesso remoto ao equipamento, como por exemplo o AnyDesk:
NUNCA instale software através de um link ou a pedido de alguém
Após uma conversa, convencem o utilizador a dizer os códigos de acesso, ou a aceder ao homebanking, e a realizar transferências.
Este acesso, autorizado por si, permite copiar ficheiros pessoais, instalar programas maliciosos sem o seu conhecimento e fazer transações bancárias.
O objetivo deste contacto fraudulento é também obter dados bancários dos nossos Clientes.
Caso receba um contacto telefónico de supostas entidades fidedignas:
- NÃO deve permitir o acesso remoto ao seu computador ou smartphone, quando o contacto é feito por terceiros e não tem forma de confirmar se é verdadeiro;
- NÃO deve fornecer códigos de acesso bancários ou códigos de autorização. Relembramos que estes códigos são pessoais e intransmissíveis;
- NÃO deve fornecer dados de cartões bancários;
- NÃO deve instalar nenhum software através de um link ou a pedido de alguém;
- NÃO deve fornecer quaisquer dados pessoais.
Esta fraude é designada por Vishing, cujo termo em inglês é uma combinação entre as palavras voz e phishing. Vishing é uma prática realizada por contacto telefónico com o objetivo de obter vantagens ilícitas como, por exemplo, obter dados confidenciais ou ganhos financeiros.
fique atento
pede a instalação/atualização de software após o acesso
envia SMS com link
envia emails com link
pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
pede o número de telemóvel
contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
pede o Código Multicanal para simular transações
O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
As nossas páginas começam sempre por:
https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://emp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
No início dos endereços, há sempre um cadeado
Leia sempre as nossas SMS com os dados e código de autorização para validar a operação. Se tiver recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato