A prevenção é o melhor ataque
02.05.2023
Todos nós podemos ser alvo de mensagens fraudulentas a qualquer momento. Em primeiro lugar, deve verificar quem enviou o email e respetivo endereço.
Se tiver dúvidas sobre a fiabilidade do email, procure por estes indícios suspeitos:.
· Erros ortográficos e gramaticais
· Links que direcionem para um URL diferente do site oficial
· Anexos que não abrem ou com extensão diferente de .pdf
· Ausência de assinatura ou da identificação da entidade no final
· Traduções incompletas
O próprio conteúdo da mensagem pode ser um indício de que se trata de uma tentativa de phishing. Por exemplo:
· Ameaças alarmantes, como avisos de fecho de conta, notificações de transferências, processos judiciais estranhos, multas e encomendas desconhecidas
· Promessas de dinheiro fácil
· Propostas de negócios demasiado aliciantes
· Pedidos de donativos a organizações de caridade, após uma catástrofe noticiada nos meios de comunicação
Se receber uma mensagem ou email suspeito com destas características, informe-nos através do email mensagens.fraudulentas@millenniumbcp.pt.
Ficou com dúvidas? Nós explicamos no vídeo
fique atento
pede a instalação/atualização de software após o acesso
envia SMS com link
envia emails com link
pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
pede o número de telemóvel
contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
pede o Código Multicanal para simular transações
O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
As nossas páginas começam sempre por:
https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://emp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
No início dos endereços, há sempre um cadeado
Leia sempre as nossas SMS com os dados e código de autorização para validar a operação. Se tiver recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato