Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Até as crianças dos jardins-de-infância identificam notas de 200 zloty...

Até as crianças dos jardins-de-infância identificam notas de 200 zloty...

Até as crianças dos jardins-de-infância identificam notas de 200 zloty...

As crianças adquirem conhecimento financeiro com muita rapidez se os temas forem apresentados de um modo fácil de entender. Esta conclusão resulta da experiência da Fundação Bank Millennium, promotora do programa Financial ABCs dirigido a crianças de infantários e jardins-de-infância.

O Financial ABCs é o principal programa educacional da Fundação Bank Millennium, patrocinado pelo Ministro da Educação e pelo Provedor das Crianças na Polónia. O programa visa explicar às crianças os principais termos financeiros usando jogos didáticos. Nos últimos dois anos, em mais de 1.000 workshops, a Fundação formou cerca de 28.000 crianças em quase 300 creches e jardins-de-infância de todo o território Polaco. As aulas com as crianças são ministradas por Voluntários - Colaboradores do Banco. Foram também desenvolvidos pelo Voluntários, no contexto do programa, materiais pedagógicos - incluindo livros de apoio que se encontram disponíveis nas Sucursais do Bank Millennium nos espaços dedicados às crianças.

De acordo com um relatório de 2016 da OCDE sobre informação financeira, a Polónia surge em último lugar entre 30 países. Os polacos não têm apenas pouco conhecimento sobre finanças, mas, acima de tudo, apresentam falhas no planeamento financeiro de longo prazo e nos comportamentos financeiros. Comportamentos e atitudes devem ser desenvolvidos a partir da infância, razão porque temos como alvo do Financial ABCs as crianças dos jardins-de-infância. - diz Paulina Wolosz - Sitarek, membro do Conselho de Administração da Fundação Bank Millennium Foundation.

Durante a 3 ª edição, que terminou em junho, o programa foi para além das salas dos jardins-de-infância apenas para ganhar novos parceiros em Lublin. Em resposta ao convite da Câmara Municipal, a Fundação organizou workshops na Universidade Maria Curie-Sklodowska. 200 crianças participaram no projeto "Crianças Empreendedoras".

Também por ocasião do Dia da Criança, durante o primeiro fim de semana de junho, no Blue City Shopping Center, em Varsóvia, foram organizadas sessões de um dia com as crianças sobre finanças. A principal personagem destes worhshops foi o Sebastian - um cachorro de peluche -, protagonista dos desenhos animados dos livros do Financial ABC.

Esta não foi a última edição dos workshops. No decorrer dos próximos anos, a Fundação quer incluir outros jardins-de-infância Polacos no programa Financial ABCs e organizar eventos abertos para o maior número possível de crianças.

 

Notícias relacionadas:

2018 - Financial ABC no Dia da Criança