Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Fundação apoia nova "Galeria de Têxteis" no MNAA...

Fundação apoia nova "Galeria de Têxteis" no MNAA...


Fundação apoia nova - Galeria de Têxteis - no MNAA... 

Foi inaugurada no final de outubro uma nova exposição de sumptuosos têxteis religiosos - "Galeria de Têxteis", que representa também a inauguração de uma nova sala do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Trata-se de uma sala estreita e comprida, situada na ala norte do primeiro piso: à esquerda de quem entra pela porta principal do edifício. É aqui que o museu propõe exibir todo o acervo têxtil através de uma exposição temática por ano, com duração de apenas nove meses. São espécimes frágeis e não podem estar à luz durante muito tempo, sob pena de se degradarem.

O acervo é constituído por 4.600 peças, reunidas ao longo de mais de 180 anos e raramente vistas pelo público. Entra elas contam-se paramentos, colchas, tapeçarias, tapetes e rendas.

Ao longo dos próximos nove meses são exibidos apenas exemplares de paramentos, sobretudo dalmáticas (uma espécie de túnica de manga curta usada por diáconos), casulas (usadas por sacerdotes em missas) e pluviais (capas de exterior para procissões), uma exposição que conta com o apoio da Fundação Millennium bcp, Mecenas principal do MNAA.

 

Notícias relacionadas:

2018 - "Os Ballets Russes: Modernismo após Diaghilev" na Galeria Millennium