Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Fundação mecenas do primeiro estudo sobre património cultural construído em Portugal…

Fundação mecenas do primeiro estudo sobre património cultural construído em Portugal...


Estudo património Cultural em Portugal: avaliação do valor económico e social

Uma parceria inédita entre uma empresa privada - a Spira, uma universidade - a NOVA SBE, e um mecenas - a Fundação Millennium bcp, permite pela primeira vez que o país ambicione conseguir um retrato abrangente, aprofundado e credível do essencial do património construído e do seu potencial em termos de geração de receitas e criação de emprego.

Trata-se de um trabalho dedicado especificamente ao património cultural, combinando abordagem qualitativa e quantitativa, a nível efetivamente nacional permitindo, pela primeira vez, quantificar o potencial económico e social deste recurso e o seu possível contributo para o desenvolvimento harmonioso do país.

"O património cultural construído em Portugal, sendo naturalmente um valor cultural em si mesmo, tem também um valor económico que em muitos casos está longe de estar cabalmente realizado. Este estudo visa identificar esse valor numa perspetiva que promove, entre outros aspetos, a avaliação do seu contributo potencial para o desenvolvimento regional e com isso proporcionar um crescimento mais homogéneo do nosso País. Se outras razões não houvera, esta já seria suficiente para justificar o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp à sua realização", disse o Presidente da Fundação, Fernando Nogueira.

 

Notícias relacionadas:

2017 - Fundação Millennium bcp apoia restauro da Sala do Trono do Palácio de Mafra