Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / "Os Ballets Russes: Modernismo após Diaghilev" na Galeria Millennium...

"Os Ballets Russes: Modernismo após Diaghilev" na Galeria Millennium...

"Os Ballets Russes: Modernismo após Diaghilev" na Galeria Millennium... 

"A grande vitória da civilização moderna europeia", escrevia Almada Negreiros no Portugal Futurista, em 1917, a anunciar 'as extraordinárias realizações da Arte Moderna', representadas pelos Bailes Russos, que justamente nessa data iniciariam a sua única temporada em Lisboa.

Os Ballets Russes de Sergei Diaghilev constituíram uma das mais inovadoras experiências de criação artística das primeiras décadas do século XX. Diaghilev congrega um programa de arte total em torno da dança, convocando coreógrafos, bailarinos, compositores, artistas plásticos, libretistas e cenógrafos.

Consagrando a fusão do arcaico com o vanguardista, os Ballets Russes assinalam o transitório e o imutável que articula o pensamento moderno. Das artes do movimento ao design de moda, da música à escultura, da cenografia à pintura, das artes decorativas ao cinema, os Ballets Russes constituem o paradigma do projeto de iluminação mútua de uma modernidade sempre incompleta.

Com o patrocínio da Fundação Millennium BCP, a exposição "Os Ballets Russes: Modernidade após Diaghilev" assinala o centenário da saison de Lisboa e estará patente na Galeria Millennium até ao dia 29 de setembro.

 

Notícias relacionadas:

2018 – "Salvem a Sardinha!" na Galeria Millennium