Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bcp subscreve Carta de Princípios do BCSD Portugal...

Millennium bcp subscreve Carta de Princípios do BCSD Portugal...


Millennium bcp subscreve Carta de Princípios do BCSD Portugal...

O Millennium bcp subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal, documento que estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial e reúne já mais de 50 subscritores, entre os quais se contam muitas das principais empresas a operar em Portugal. A Carta de Princípios pretende criar um referencial voluntário adaptado a empresas de várias dimensões, de forma a encorajar a generalização de práticas de gestão sustentável baseada em seis princípios: (1) Conformidade legal & Conduta ética, (2) Direitos humanos, (3) Direitos laborais, (4) Prevenção, saúde e segurança, (5) Ambiente e (6) Gestão.

Ao subscrever a Carta de Princípios, o Millennium bcp reconhece que a gestão sustentável das empresas é um fator de competitividade. Neste contexto, o Banco vai também dinamizar a subscrição deste documento referencial por parte dos seus Fornecedores, promovendo assim os princípios da gestão sustentável junto da sua cadeia de valor.

A Carta de Princípios do BCSD Portugal é inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho e no Pacto Global das Nações Unidas.

O BCP, que assume como parte integrante do seu modelo de negócio o compromisso de criar valor social, desenvolvendo ações para - e com - os vários grupos de Stakeholders com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos países em que opera, tinha já aderido, em 2005, aos 10 Princípios do Global Compact das Nações Unidas, compromisso aspiracional que estabelece um conjunto de valores no âmbito dos Direitos Humanos, Condições de Trabalho, Proteção do Ambiente e Anticorrupção.

Millennium bcp subscreve Carta de Princípios do BCSD Portugal...

Paulo Neves, representante do Millennium bcp, recebe de António Mexia, Presidente da Direção do BCSD Portugal,
Diploma de Adesão à Carta de Princípios em sessão realizada com as primeiras empresas subscritoras.




Sobre o BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável
O BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, de que o BCP - Banco Comercial Português, SA, é associado e membro do Conselho Consultivo, agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade e é um dos dinamizadores nacionais da transição para uma economia de baixo carbono, que valorize os ecossistemas e que seja geradora de bem-estar na sociedade. Através do desenvolvimento de projetos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos. Ao intervir no desenvolvimento de políticas públicas, o BCSD fomenta a colaboração entre a comunidade empresarial, os decisores políticos e a sociedade civil. Com ampla representação setorial, o BCSD conta com mais de 90 empresas que dão emprego direto a mais de 270 mil pessoas. O volume de vendas dos associados não financeiros do BCSD representa 38% do PIB nacional, valor que se traduz em mais de 65 mil milhões de euros de volume de negócios e um VAB entre 6 a 8% do PIB.