Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bim encerra 13.ª Edição do Torneio Mini Basquete...

Millennium bim encerra 13.ª Edição do Torneio Mini Basquete...

Millennium bim encerra 13.ª Edição do Torneio Mini Basquete... 

Competição junta 1.600 jovens atletas de todas as Províncias do País, oriundas de escolas, clubes e bairros de cidades de 13 Cidades das 11 Províncias de Moçambique.

Chegou ao fim a 13ª edição do Torneio Mini Basquete Millennium bim após cinco semanas de intensa competição que, pela primeira vez, leva a prova a todas as províncias de Moçambique. A fase final da competição decorreu no passado dia 9 de Junho em simultâneo em diversas cidades. A competição, que já é uma referência do Basquete moçambicano, contou com a participação de 1.600 jovens atletas, rapazes e raparigas, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, oriundas de escolas, clubes e bairros de 13 Cidades das 11 Províncias de Moçambique. Este ano o Torneio Mini Basquete Millennium bim esteve nas cidades de Maputo, Matola, Xai-Xai, Inhambane, Beira, Chimoio, Manica, Tete, Quelimane, Nampula, Nacala e pela primeira vez em Lichinga e Pemba.

Em Maputo, a Escola Secundária Francisco Manyanga foi o local escolhido para a realização da cerimónia de encerramento deste torneio que contou com a presença de Hugo Martins, atleta da seleção nacional de Moçambique e antigo participante do Torneio Mini Basquete Millennium bim. A cerimónia contou também com um momento musical no qual os jovens atletas cantaram três temas sob a orientação da consagrada cantora soprano Stella Mendonça. Esta atuação foi o culminar de um trabalho cultural realizado junto dos atletas complementar à componente desportiva e que foi desenvolvido pela Musiarte - Conservatório de Música e Artes Dramáticas. No final a Vice Ministra da Juventude e Desporto Ana Flávia Azinheira, PCA do Millennium bim, Rui Fonseca, PCA da Seguradora Impar, Manuel Gamito e o Representante da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano Ivaldo Quincardete procederam à tradicional entrega dos diplomas a todos os atletas participantes.

De acordo com Rui Fonseca, Presidente do Conselho de Administração do Millennium bim, “o Torneio Mini Basquete é uma aposta do Banco no futuro destes jovens e no futuro do País”. “Os jovens que participaram neste torneio merecem tudo”, disse.

Ao longo das suas 13 edições, o Torneio Mini Basquete Millennium bim tem tido um papel fundamental na revitalização da modalidade apoiando clubes, associações e escolas com oferta de equipamentos e melhorando recintos desportivos. Tem sido também objetivo deste projeto difundir os valores do desporto, através da criação de condições para o desenvolvimento de novos grupos escolares e clubes da modalidade, levando deste modo a prática deste desporto ao maior número de crianças

Esta edição, voltou a contar com o apoio imprescindível da Seguradora Ímpar que garantiu o seguro a todos os atletas, assim como a presença em todos os campos, de um massagista para garantir a assistência dos atletas durante as 5 semanas em que participam no torneio. Este ano, Seguradora Ímpar dinamizou ainda, em colaboração com a Polícia da República de Moçambique, palestras sobre Segurança Rodoviária em todos os campos onde se desenvolveu este evento desportivo.

A competição contou, uma vez mais, com a importante parceria da Federação Moçambicana de Basquetebol, através do Comité Moçambicano do Mini Basquete, com o apoio dos Ministérios da Saúde, Ministério do Interior, da Associação Helpo, da Musiarte, e da Sumol+Compal.

Com a realização de mais uma edição do Torneio Mini Basquete Millennium bim, o Banco reforça o investimento que tem realizado no desenvolvimento do desporto nacional, em particular, nos escalões de formação. O “Mini Basquete Millennium bim” promete estar de volta para o ano, uma vez mais inserido no programa de responsabilidade social “Mais Moçambique pra Mim”, que tem realizado uma forte aposta no desporto enquanto veículo de transmissão de valores e princípios estruturantes para o maior número possível de jovens Moçambicanos.

Millennium bim encerra 13.ª Edição do Torneio Mini Basquete... 

 

Notícias relacionadas:

2018 - Torneio de Mini Basquete Millennium bim estende-se a todo o país