Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bcp assina Declaração de Compromisso “Global Compact” das Nações Unidas

Millennium bcp assina Declaração de Compromisso “Global Compact” das Nações Unidas


Millennium bcp assina Declaração de Compromisso “Global Compact” das Nações Unidas
 

O CEO do Millennium bcp, Miguel Maya, assinou o Statement from Business Leaders for Renewed Global Cooperation, uma declaração internacional que visa demonstrar o compromisso com uma liderança ética, assente em boas práticas de governance, materializada através de valores, estratégia, políticas, operações e relações de proximidade e envolvimento com todos os stakeholders. Este compromisso visa também o estabelecimento de uma parceria com as Nações Unidas, Governos e Sociedade Civil, com o intuito de contribuir para o fortalecimento da justiça e transparência, promovendo a igualdade e o respeito pelos direitos humanos.

“Na transição para um mundo mais sustentável temos – cidadãos, empresas e instituições – a responsabilidade de promover as alterações aos nossos comportamentos, individuais e coletivos, de modo a implementar modelos de desenvolvimento económico e social que fomentem a prosperidade, a criação de emprego, a valorização das pessoas e o respeito pela biodiversidade. O Millennium bcp quer ser um protagonista ativo da mudança que se pretende efetuar, e assume o compromisso de partilhar com as comunidades que servimos, divulgando, os objetivos a que nos propomos e as metas que alcançamos. A subscrição desta declaração de compromisso é disso um exemplo, mas também o expresso no relatório que esta semana publicámos no site do Banco, relativo aos contributos do Millennium bcp para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, referiu Miguel Maya.

Esta declaração de compromisso integra as iniciativas destinadas a assinalar os 75 anos das Nações Unidas, tendo sido apresentada publicamente ao Secretário-Geral, Eng. António Guterres, em cerimónia própria, e assinada por mais de 1200 CEOs, oriundos de mais de 100 países.

O 75.º Aniversário das Nações Unidas ocorre num momento de rutura e transformação global sem precedentes e constitui um importante alerta para a necessidade de mais cooperação internacional e uma maior adaptação às circunstâncias de um mundo em mudança. No espírito de uma cooperação globa lrenovada, as organizações reiteram o seu compromisso com uma gestão responsável, ética, inclusiva e transparente, à luz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Nº 16, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.

O Millennium bcp é membro do Global Compact desde 2005, tendo também assumido o compromisso de contribuir, no exercício da sua atividade multi-doméstica, para a implementação dos ODS e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, aprovados em setembro de 2015, representam o maior compromisso voluntário global - já formalizado por 193 países dos cinco Continentes - e ambicionam melhorar a qualidade de vida da população mundial nas dimensões social, ambiental e económica até 2030.

 O envolvimento do Millennium bcp na concretização dos ODS reflete-se, desde logo, na atividade nuclear do Banco, em particular na sua relação de proximidade com as Pessoas e na capacidade para acrescentar valor social, mas também na procura de produtos e canais de distribuição inovadores e inclusivos e no espírito de serviço ao Cliente.

 

Notícias relacionadas:

2020 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: o que estamos a fazer