Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Microcrédito do Millennium bcp é case study na nova Biblioteca da BCSD

Microcrédito do Millennium bcp é case study na nova Biblioteca do BCSD

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável - BCSD Portugal lançou recentemente uma nova biblioteca de casos de estudo, um espaço online que agrega casos de referência das empresas suas associadas cobrindo seis áreas temáticas: Neutralidade Carbónica, Capital Natural, Cadeia de Valor, Economia Circular, Cidades Sustentáveis e Sustainable Finance. São feitos resumos das melhores práticas de sustentabilidade e partilhados com os associados e demais stakeholders, nomeadamente a academia e os media, visando apoiar o setor empresarial e a comunidade em geral na construção de projetos mais sustentáveis.

Nesta fase inicial, o Millennium bcp está presente através de um caso de estudo sobre Microcrédito, integrado no tema Sustainable Finance.

Embora com um peso reduzido na atividade geral do Banco, o Microcrédito contribui para a persecução dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e para a política de responsabilidade social do Millennium bcp, designadamente no que respeita à inclusão social e criação de emprego. O Microcrédito continua a ser reconhecido como um instrumento eficaz no combate à pobreza e à exclusão social, contribuindo para a produção de riqueza social e para a valorização e dignificação do próprio microempreendedor.

Lançada a 8 de novembro de 2005, a operação de Microcrédito do Millennium bcp visa dar suporte ao empreendedorismo e combate à exclusão social, tendo como principais beneficiários os desempregados, as microempresas, jovens licenciados, imigrantes, reformados e domésticas. Ao longo dos vários anos de atividade, o Millennium tem ajudado os microempreendedores a criar oportunidades de emprego que estimulam a autoestima e a dignidade do individuo, na conquista da sua independência socioeconómica, tendo ajudado a criar mais de 7.000 postos de trabalho.

Em 2020, face ao atual enquadramento macroeconómico decorrente da pandemia, o Microcrédito Millennium bcp tem procurado aumentar substancialmente os contactos institucionais, considerando que uma das suas principais prioridades estratégicas assenta na divulgação deste modelo de financiamento e na dinamização do empreendedorismo nas diferentes regiões do país.

BCSD PORTUGAL

O Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 100 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

Ajuda as empresas associadas na jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente.

Tem uma ampla representação setorial e empresas de diferentes dimensões, desde as que integram o índice bolsista PSI20 a outras de menor dimensão.

O volume de vendas dos associados representa 10% do PIB nacional, 65 mil milhões de euros em volume de negócios e este grupo de empresas dá emprego a mais de 270 mil colaboradores.

O BCSD Portugal integra a rede mundial do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável, com mais de 200 empresas associadas em diferentes países e 68 organizações independentes nos cinco continentes, que em conjunto representam mais de 20 mil empresas e uma rede internacional de parcerias.