Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Em 2021, o Millennium bcp utilizará apenas eletricidade 100% verde

Em 2021, toda a eletricidade que o Millennium bcp utilizar nas suas instalações em Portugal será 100% verde 


Em 2021, toda a eletricidade que o Millennium bcp utilizar nas suas instalações em Portugal será 100% verde, num mix de energia produzida pela central fotovoltaica do Banco e de energia adquirida com certificado de origem renovável.

"O Millennium bcp assumiu perante a sociedade portuguesa que seria protagonista no processo de transição energética e que o faria através de alterações à sua política de crédito, do desenvolvimento de capacidades de assessoria aos Clientes, mas também, porque sabemos a importância do exemplo, de alterações às suas práticas e atuações. A utilização apenas de eletricidade 100% verde já em 2021 sinaliza bem a importância que damos aos aspetos relacionados com temas ESG (Environmental, Social and Governance)", salientou Miguel Maya, Presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp. "Acreditamos que a liderança de uma instituição como o Millennium bcp não se mede apenas pelas suas quotas de mercado, mas também pela forma como serve a comunidade e contribui para a sustentabilidade da sua atividade e do planeta."

Já no ano de 2020 foi dado um primeiro passo neste sentido, com toda a eletricidade usada pelo Millennium bcp nas suas instalações dos serviços centrais (Taguspark) a ser de proveniência renovável. Este ano foi dado mais um passo no caminho da sustentabilidade, com toda a eletricidade usada pelo Millennium bcp em Portugal (serviços centrais e sucursais) a ter origem em fontes renováveis.

A central fotovoltaica que o Millennium bcp tem nas suas instalações no Taguspark é composta por 3.703 painéis, instalados em três edifícios e é responsável, atualmente, por cerca de 10% de toda a energia consumida pelo Banco nos serviços centrais.

No esforço de mitigação das Alterações Climáticas, também as emissões de GEE (Gases com Efeito de Estufa) têm vindo a registar uma diminuição consistente ao longo dos anos, o que permitiu já, no período 2012-2019, uma redução das emissões atribuíveis ao Millennium bcp de cerca de 46%.

O Millennium bcp tem dado passos concretos no âmbito da sustentabilidade, mostrando que, mais que abordar o tema, é necessário tomar ações. O Banco tem vindo a trabalhar de forma consequente, estabelecendo e ultrapassando as metas anuais a que se propõe. Esta evolução valeu ao Millennium bcp a classificação "A-" e a banda de desempenho Leadership na edição de 2020 do Carbon Disclosure Project, integrando o grupo de 35% das empresas com melhor classificação mundial. A classificação obtida pelo Banco compara favoravelmente com a média do sector financeiro europeu, que é de "C".

Saiba aqui o que estamos a fazer no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.​