Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bcp reduz de novo a sua pegada ecológica

Millennium bcp reduz de novo a sua pegada ecológica em 2020

Millennium bcp reduz de novo a sua pegada ecológica…


Millennium bcp

Destaques ambientais em 2020
Em 2020, a energia consumida nos serviços centrais do Banco em Portugal foi de origem 100% renovável e, em 2021, o Banco tem o compromisso de utilização de eletricidade 100% verde em todas as instalações do Banco
Redução do consumo total de ENERGIA nos últimos 5 anos (*)

51%
Redução de emissão de GEE (Gases com Efeito Estufa) nos últimos 5 anos

58%
Redução do consumo total de ELETRICIDADE nos últimos 5 anos

36%

(*) 2015/2020


O Millennium bcp desenvolve uma estratégia de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental e de combate e adaptação às alterações climáticas. É assim que a proteção do meio envolvente e da biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e a racionalização de consumos, constituem objetivos que integram o essencial da política ambiental do Millennium bcp em Portugal.

É neste contexto que o Banco monitoriza regularmente um conjunto de indicadores de performance ambiental, que medem a ecoeficiência do Banco no âmbito dos seus principais consumos.

Em termos globais, em 2020, o nível de ecoeficiência do Banco voltou a melhorar, consequência esperada, no contexto da resposta à pandemia Covid-19, da colocação em teletrabalho de uma parte significativa dos Colaboradores dos Serviços Centrais e da acentuada redução de deslocações em serviço, mas também do investimento contínuo em novos equipamentos e energias renováveis e da otimização de processos, a que se deve somar o contributo dos Colaboradores, positivamente influenciados nos seus consumos discricionários pelas campanhas internas de sensibilização ambiental.


tabela


Em 2020, mesmo sabendo-se que estamos perante um ano atípico e singular que não aconselha avaliações comparativas com anos anteriores, o BCP, em Portugal, excedeu a generalidade dos objetivos de otimização definidos. Assim, em 2020 e quando comparado com 2019, diminuímos em 25,2% o consumo de Energia (objetivo -4%) e em 13,3% o de Eletricidade (objetivo -3%).

O consumo de água decresceu 36,7%, valor que permitiu exceder largamente o objetivo anual de redução proposto (-2%).

No caso do papel e cartão, manteve-se a tendência de redução, que foi, desta vez, de 32,8%, (objetivo -7%). Já no consumo de plástico, verificou-se uma diminuição de 27,4% (objetivo -10%), valor que reflete já a eliminação de plásticos de utilização única.

A produção de resíduos, com uma variação de 40,7%, resultado de uma destruição mais significativa de arquivo, é o único indicador que não reflete a melhoria generalizada do nosso desempenho ambiental enquanto organização.

No âmbito do seu compromisso com a mitigação e adaptação às alterações climáticas, o Grupo BCP também calcula e monitoriza a sua pegada de carbono, participando anualmente no Carbon Disclosure Project (CDP). Na edição de 2020, o BCP regressou à classificação de "A-", banda Leadership.

A nível nacional, o Millennium bcp reduziu as suas emissões de GEE (gases com efeito de estufa) em 34,9 % quando comparadas com o periodo homólgo de 2019, com particular incidência nas emissões diretas (-41,3%), indo muito além da meta de redução aprovada para 2020 (-5%).

Em 2020, parte das 10.309 tCO2eq atribuíveis à atividade do Millennium bcp (excluindo a carteira de crédito) foram cempensadas com a plantação de árvores (169,5 tCO2eq).

Estes resultados, que nos motivam a prosseguir políticas – e a assumir práticas diárias – que sustentem uma diminuição continuada dos consumos e do desperdício de recursos, no que constitui a melhor forma de materializarmos o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais no desenvolvimento da atividade, continuam a representar um importante contributo para o esforço de otimização dos custos operacionais, mas fundamentalmente para a mitigação da pegada ecológica do Millennium bcp.


Notícias relacionadas:
2021 - Millennium distinguido no combate às alterações climáticas

​​​​​​​​​​​​​​​​