Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium distinguido no combate às alterações climáticas

Millennium distinguido no combate às alterações climáticas


O Millennium melhorou a sua avaliação na edição de 2020 do "Carbon Disclosure Project" (CDP), regressando à classificação "A-" e à banda de desempenho "Leadership", integrando assim o grupo de 35% de empresas com melhor classificação a nível mundial (a classificação média do sector financeiro na Europa é "C").

Esta avaliação, que reflete o desempenho ambiental do Banco e a forma como tem gerido a sua "pegada" ecológica - considerando todas as geografias do Grupo e analisando dimensões como "Gestão de Emissões", "Governo e Estratégia" e "Gestão de Riscos e Oportunidades" -, deve ser analisada num contexto em que a generalidade das empresas (e Bancos) tem vindo a adotar, no quadro do combate às alterações climáticas, estratégias consequentes com vista a garantir a redução contínua das emissões de GEE, mas fundamentalmente a integrar princípios ambientais nas suas propostas de valor e nos seus processos de decisão.

Assim, para que o Banco possa prosseguir o seu processo evolutivo e atingir o objetivo definido para esta avaliação anual – integrar a "A List", que reconhece os 5% de empresas mais bem classificadas a nível mundial -, o Plano Diretor de Sustentabilidade 2021 contempla três ações específicas que vão permitir (i) alargar o conhecimento sobre a pegada de carbono; (ii) redefinir metas de redução de emissões de acordo com a Science Based Targets Initiative; e (iii) implementar as recomendações da "Task Force on Climate-related Financial Disclosures" (TCFD), em particular nas práticas de crédito e investimento.

O CDP é hoje incontornável na avaliação do perfil ambiental das empresas a nível mundial, sendo uma das organizações mais reputadas, credíveis e auditadas no âmbito da análise ESG. A par do Dow Jones Sustainability Indice e do MSCI, integra o indicador de desempenho ESG, externo e independente, definido e aprovado para o Millennium bcp.

O desempenho ambiental do Grupo Millennium...

É neste contexto que o Millennium bcp, que desenvolve uma estratégia de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental e de combate às alterações climáticas que proteja o meio envolvente, preserve os recursos naturais e racionalize consumos, monitoriza regularmente um conjunto de indicadores de performance ambiental, que medem, em todas as geografias, a ecoeficiência do Banco e os seus principais consumos.

Assim, e tendo como base 2012, a emissão de CO2 foi reduzida, na operação portuguesa, em -45.6%; já no Grupo BCP, o valor agregado é de -29%. Estes resultados são reflexo do alinhamento do perfil de consumo do Banco e das suas políticas de crédito e risco com os objetivos, de Portugal e da União Europeia, de alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e as metas intermédias definidas para 2030, mas também com as metas do Acordo de Paris.  

​​​