Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Fundação Bank Millennium patrocina competição sobre conhecimento económico...

Fundação Bank Millennium patrocina competição sobre conhecimento económico...


Fundação Bank Millennium patrocina competição sobre conhecimento económico...

A Economic Knowledge Competition (competição sobre conhecimento económico) é organizada pela Sociedade Polaca de Economia com o objetivo de formar jovens e disseminar informação sobre a economia atual. A fase final da competição contou com a presença de 100 candidatos oriundos de quase 60 escolas secundárias, e de entre os quais o júri selecionou os 30 premiados, incluindo o vencedor da 29ª Economic Knowledge Competition.

A competição é interdisciplinar e abrange diversos assuntos ensinados nas escolas secundárias, incluindo noções básicas de economia e negócios; estatística; contabilidade; marketing; finanças e banca. Esta edição contou com a participação de mais de 12.000 alunos de escolas secundárias dispersas por toda a Polónia. O lema da competição deste ano - "Desigualdade social e desenvolvimento económico" - faz referência aos atuais dilemas socioeconómicos e pretende incentivar os jovens a refletir sobre o tema.

De acordo com o relatório de 2015 - Status o Economic Knowledge and Awareness - sobre os níveis de literacia económica dos Polacos, 38% das pessoas entrevistadas demonstrou um elevado nível de conhecimento económico, enquanto 18% tinham um conhecimento reduzido. Estes números mostram a necessidade de educação nesta área - afirma Iwona Jarzebska, Presidente da Fundação Bank Millennium. A pesquisa avaliou o nível de conhecimento económico com base em respostas a perguntas específicas sobre micro e macroeconomia (i.e. sobre o uso de produtos bancários, a compreensão da inflação, economia de mercado, bem como sobre o funcionamento da zona euro e do Euro como moeda).

A conclusão geral da pesquisa é que metade da população polaca tem lacunas significativas nos seus conhecimentos sobre economia. Em comparação com os dados de 2012, a percentagem de pessoas que declaram necessitar de conhecimentos adicionais nesta área aumentou de 61% para 67%. Já o reduzido interesse demonstrado sempre que os entrevistados foram convidados a identificar um tema específico no qual gostariam de ampliar seus conhecimentos, evidencias a necessidade de orientação económica. Considerando o papel relevante que a escola e a família desempenham no processo de educação económica, é importante apoiar os esforços dos professores, pais e responsáveis por crianças e jovens, para além de incentivar o recurso ao sistema bancário, através da utilização dos produtos e serviços financeiros, bem como promover o espírito empreendedor. Neste contexto, a Economic Knowledge Competition é, não só, uma iniciativa muito atual, como constitui um estímulo para que os jovens aprofundem os conhecimentos e informação sobre assuntos económicos.

Aumentar os conhecimentos sobre economia da população polaca é um dos objetivos prosseguidos pelo Bank Millennium e pela sua Fundação. Além de apoiar o Economic Knowledge Competition, o Banco dispõe ainda de um programa de voluntariado corporativo em que os Colaboradores ensinam Finanças aos estudantes do ensino secundário.