Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Fundação Millennium bcp cede pintura de Vasco Fernandes ao MNAA...

Fundação Millennium bcp cede pintura de Vasco Fernandes ao MNAA...


Fundação Millennium bcp cede pintura de Vasco Fernandes ao MNAA...

A Fundação Millennium bcp cedeu em regime de comodato uma obra de Vasco Fernandes (Grão Vasco), datada de 1525, ao Museu Nacional de Arte Antiga.

"Calvário" fará assim parte da exposição permanente do MNAA, que integra obras tão importantes como os "Painéis de São Vicente", de Nuno Gonçalves, ou "Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, recentemente adquirida através da primeira campanha de fundraising levada a cabo por um museu nacional.

Segundo Fernando Nogueira, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp: “A Fundação Millennium bcp tem sido o Mecenas Principal do Museu Nacional de Arte Antiga. Ao longo dos últimos anos temos cooperado ativamente com este Museu que detém o acervo mais representativo da cultura portuguesa. Os apoios concedidos tanto têm sido destinados à realização de restauros e obras no edifício, de que se destacam a recuperação do telhado da Capela das Albertas ou a Sala dos Presépios, como ainda subsidiando exposições temporárias e a produção de catálogos ou apoiando de forma permanente a Biblioteca e a aquisição de revistas da especialidade visando o aprofundamento de conhecimento dos técnicos e investigadores. Assim sendo, faz todo o sentido que num momento em que o Museu vai apresentar, depois de um longo interregno, a sua exposição permanente de pintura e escultura portuguesas, o Millennium bcp, detentor de uma obra de referência da pintura primitiva portuguesa, o Calvário de Vasco Fernandes, a entregue em depósito ao Museu, reforçando a parceria existente e melhorando a exposição permanente do mais importante e mais representativo Museu Nacional”.

Esta pintura ficará exposta no Piso 3 do MNAA, que reabriu ao fim de oito anos após profundas obras de renovação e alterações radicais no discurso museográfico, com obras de Pintura e Escultura Portuguesa dos séculos XIV ao XIX.

 

Notícias relacionadas:

2015 - MNAA inaugura nova sala de presépios com apoio da Fundação Millennium bcp