Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Voluntários Bank Millennium reconhecidos pelo ensino de matérias financeiras...

Voluntários Bank Millennium reconhecidos pelo ensino de matérias financeiras...


Voluntários Bank Millennium reconhecidos pelo ensino de matérias financeiras...

Desde 2014 que os voluntários do Millennium Bank participam no projeto de literacia financeira do setor financeiro polaco BAKCYL - Bankers for Financial Education of Youth (Bancários para a Educação Financeira da Juventude). A ideia partiu do Warsaw Banking Institute (Instituto Bancário de Varsóvia), que é também o organizador do projeto. O BAKCYL é baseado no trabalho voluntário de Colaboradores dos Bancos aderentes enquanto formadores. O seu objetivo é transmitir aos estudantes do ensino secundário conhecimentos e informação sobre práticas financeiras e utilização de serviços financeiros.

As aulas ministradas pelos voluntários BAKCYL a alunos de escolas secundárias polacas abordam quatro temas fundamentais: "O vosso dinheiro", "Empréstimo inteligente", "Investir sabiamente" e "Finanças para a vida". Este ciclo de quatro lições pretende constituir um compêndio de conhecimentos financeiros especialmente dirigido a jovens no início da sua vida adulta.

Eu sempre quis partilhar o meu conhecimento e experiência com os outros e faze-lo num contexto formativo era, para mim, a maneira perfeita para concretizar este objetivo, afirma Damian Zaremba, um dos voluntários do Bank Millennium no projeto. A participação no BAKCYL permite-me sair do "fato" de bancário e apresentar o mundo financeiro de forma interessante. É frequente estas lições do BAKCYL serem a primeira oportunidade dos jovens para contactarem com alguém do setor financeiro. É por isso que eu quero dar as aulas de uma forma que estimule o interesse dos alunos pelo setor que represento. Em particular, pela oferta financeira que alguém lhes apresentará no futuro. Graças ao BAKCYL, os participantes do projeto serão capazes de fazer escolhas informadas sobre os serviços financeiros que vão utilizar, mas serão também capazes de rejeitar as soluções que apenas aparentem ser boas.

No total, os voluntários de todos os bancos envolvidos no BAKCYL ministraram 839 lições em 150 escolas das regiões de Mazowieckie, Lódzkie, Slaskie e Malopolskie.

O objetivo do projeto, que passa por transmitir conhecimentos financeiros de forma simples e interessante, foi alcançado com sucesso. As aulas BAKCYL foram assistidas no total por quase 19.000 alunos, dos quais 89% dizem ter gostado das lições.

Este ano, o projeto BAKCYL será mais uma vez realizado com o contributo dos voluntários do Bank Millennium nas cidades de Wielkopolskie, Pomorskie e Kujawsko-pomorskie.



Notícias relacionadas:

2016 - Voluntários do Bank Millennium ensinam finanças

2015 - BAKCYL: Balanço do ano letivo 2014/2015

2015 - Voluntários do Banco Millennium Polónia no projeto BAKCYL

2014 - Voluntários do Bank Millennium PL em ações de literacia financeira