Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Escola Primária “A Luta Continua” recicla e ganha...

 

Escola Primária “A Luta Continua” recicla e ganha...

 

Escola Primária “A Luta Continua” recicla e ganha... Escola Primária “A Luta Continua” recicla e ganha... Escola Primária “A Luta Continua” recicla e ganha...

Alunos e professores das escolas participantes juntaram-se em Maputo para conhecer os resultados do concurso e partilharem as experiências vividas durante as 5 semanas em que decorreu a fase piloto do projeto.

O projeto “Uma Cidade Limpa pra Mim” teve o seu início em Agosto de 2007, e foi criado com o objetivo de sensibilizar a Sociedade Civil a valorizar e conservar os espaços públicos, assim como a criar bons hábitos de higiene nas escolas e bairros, convocando para o efeito estudantes de escolas primárias e secundárias.

Em 2014, o projeto passa a designar-se de Uma Cidade limpa pra Mim - Recicla e Ganha, onde é introduzida uma nova vertente: uma aposta mais direcionada para a temática da reciclagem, e para a importância que esta tem para a limpeza da cidade.

Com a introdução do novo conceito, o projeto passou a ter uma maior dimensão de continuidade no tempo, uma vez que acontece diariamente na vida dos alunos, tornando-se um projeto de cidadania, que exalta a força do trabalho em conjunto, mostrando que a alteração dos seus hábitos para com o tratamento do lixo melhora, por um lado, o ambiente e, por outro, as condições da sua escola.

Nas 14 escolas que participaram do projeto, foram criados Clubes do Ambiente, um espaço onde alunos e professores debateram temas alusivos ao meio ambiente e onde para além de se falar sobre a importância da valorização e da conservação dos espaços públicos através do cultivo de hábitos de higiene e de limpeza, também se fez a correta triagem do lixo, sendo que o papel, latas e plásticos foram tratados e reciclados.
Em cada um destes estabelecimentos de ensino, foi criada uma Estação de Reciclagem, um local onde alunos e professores depositam o lixo, que depois é pesado e recolhido pelo camião que faz a ronda pelas várias escolas. Respondendo ao desafio lançado pelo projeto, as escolas recolheram o máximo de lixo reciclável, sendo que a Escola Primária “A Luta Continua” foi aquela que mais lixo recolheu.

Todas as Escolas participantes foram premiadas com material de desporto para a prática da disciplina de Educação Física nas suas escolas, e a Escola Vencedora foi premiada com o espaço “Clube de Ambiente: Uma Cidade limpa pra Mim - Recicla e Ganha”, um espaço adequado para o trabalho que o Clube do Ambiente vai realizar nas suas escolas - uma sala propícia ao trabalho e planificação das atividades a desenvolver no âmbito da Reciclagem.

Inserido no programa de Responsabilidade Social “Mais Moçambique pra Mim” do Millennium bim, a iniciativa “Uma Cidade Limpa pra Mim – Recicla e Ganha”, é uma aposta na sensibilização dos jovens e da população em geral para a importância do seu comportamento na redução do lixo urbano, mostrando que juntos se pode fazer a diferença contribuindo para um futuro Mais Para Todos.