Skip BreadcrumbHome / Cartões / Perguntas Frequentes


Tem dúvidas? Está no sítio certo!

Todas as respostas às suas perguntas

O que é um cartão de crédito?

Um Cartão de Crédito é um meio de pagamento que lhe permite movimentar um limite de crédito (plafond) através de compras de bens e serviços em estabelecimentos comerciais aderentes à(s) Marca(s) de Pagamento presente(s) no Cartão. Além disso, permite-lhe também realizar adiantamentos de numerário a crédito (cash advance), e adiantamentos a crédito através de transferência para Conta à Ordem Associada.

Se optar por pagar a totalidade do montante utilizado em cada mês até à data-limite definida no contrato, não há lugar ao pagamento de juros. Caso contrário, serão aplicados juros calculados sobre o montante não pago, de acordo com as condições e taxas contratadas.

O que é a Ficha de Informação Normalizada (FIN)?

Antes de contratar um cartão de crédito, recebe uma Ficha de Informação Normalizada (FIN) que contém todas as condições do crédito, nomeadamente a Taxa Anual Efetiva Global, a Taxa Anual Nominal, as opções e formas de pagamento e os custos e encargos associados ao cartão. Leia com atenção a FIN e utilize-a para comparar diferentes cartões e tomar uma decisão esclarecida e informada.

O que é a revogação do cartão?

A revogação do cartão significa que, mesmo depois da subscrição de um cartão de crédito, pode desistir do contrato sem ter de apresentar qualquer justificação perante a instituição de crédito. Tem até 14 dias, contados a partir da data da 1ª utilização do cartão, para exercer este direito, que se designa de direito de livre revogação ou direito de arrependimento.

Se optar por desistir do contrato, este é revogado, mas não pode esquecer que terá de devolver de imediato o cartão ao Banco, bem como todas as quantias devidas pela utilização que tenha feito e se for o caso, todos os encargos, comissões, juros e impostos.

O que é a Anuidade (Comissão de Disponibilização)?

A Anuidade (Comissão de Disponibilização) é o valor que o Banco cobra pelo cartão.

Quando é paga a Anuidade (Comissão de Disponibilização)?

A Anuidade (Comissão de Disponibilização) é paga no momento da emissão do cartão e depois em cada aniversário da conta cartão.  Se for aderente a uma das nossas Soluções Integradas, poderá beneficiar da isenção desta comissão.

O que é o extrato do cartão?

O extrato do cartão é o registo de todas as transações, pagamentos e levantamentos realizados com o cartão, eventuais encargos de operações, a data-valor dos débitos ou a data de receção de cada ordem de pagamento, bem como comissões devidas ao Banco pela prestação de serviços.

O extrato do cartão contém também toda a informação relativa ao cartão, nomeadamente a taxa de juro, a modalidade e a data limite de pagamento dos montantes utilizados e em dívida.

Em que data fecha o extrato?

Os cartões emitidos pelo Millennium bcp têm ciclos de 30 dias.

No caso dos cartões GO!, Classic, Gold, Prestige e Platinum, o extrato é emitido no último dia útil de cada mês e é integrado no extrato combinado da conta à ordem que reflete todos os movimentos efetuados com o cartão durante o mês.
Os cartões TAP têm um extrato autónomo que é emitido no dia 10 de cada mês (ou dia útil imediatamente anterior, se o dia 10 for feriado ou fim de semana).

Em que dia são pagas as minhas compras? & Posso escolher a data de pagamento do cartão?

A data limite de pagamento dos cartões GO!, Classic, Gold, Prestige e Platinum ocorre habitualmente ao dia 20. No entanto, se pretender, pode alterar a data de pagamento para outro dia entre 2 e 20.
No caso dos cartões TAP a data de pagamento é o dia 30 e não pode ser alterada.

O que é a modalidade de pagamento?

A modalidade de pagamento de um cartão de crédito corresponde à opção que escolheu para fazer o pagamento das quantias em dívida em cada mês, e pode ser total ou parcial.
Para pagamentos parciais estão definidos os seguintes valores percentuais: 3%, 15%, 25%, 50% com um mínimo de 10€.

Se optar por uma modalidade de pagamento parcial, serão calculados juros, de acordo com a taxa aplicável ao contrato, sobre o valor que ficar em dívida.

O que é o montante de pagamento mínimo obrigatório?

É o valor mínimo para pagamento do saldo em dívida, definido pelo banco e aplicável a todos os cartões de crédito que permitem fazer pagamentos fracionados.

Na data limite indicada no extrato da Conta Cartão, deve proceder ao pagamento mínimo obrigatório de pelo menos 3% do saldo da Conta Cartão, salvo se o saldo em dívida for inferior a 10€, caso em que deverá sempre efetuar o pagamento pela totalidade.

Se existirem prestações de crédito especial a pagamento, o montante mínimo obrigatório corresponde à soma do valor mínimo obrigatório do cartão com o valor das prestações de crédito especial. 

É possível pagar total ou parcialmente o saldo utilizado numa data diferente da data de pagamento?

Sim, pode fazer pagamentos totais ou parciais numa data diferente da data de pagamento. Estes pagamentos são considerados pagamentos pontuais, libertam o saldo em dívida do cartão e podem inibir o pagamento mensal.

Se fizer um pagamento pontual de valor superior ou igual ao montante mínimo obrigatório, depois da data de fecho do extrato e até à data limite de pagamento indicada no extrato, o pagamento mensal na data limite de pagamento é inibido.

Se o pagamento pontual for de valor inferior ao montante mínimo obrigatório e antes da data de pagamento definida, no dia de pagamento o sistema fará o débito pela diferença. 

O que é a Taxa Anual Nominal (TAN)?

A taxa Anual Nominal (TAN) representa o custo associado aos juros aplicados sobre o montante do crédito utilizado.

O que é a Taxa Anual Efetiva Global (TAEG)?

A Taxa Anual Efetiva Global (TAEG) representa o custo total do crédito. Engloba a TAN e outros encargos cobrados pela instituição de crédito, como comissões, impostos, e, se aplicável, seguros obrigatórios). 

O que é o PIN do cartão?

É o código de identificação pessoal que permite a utilização do cartão nos pagamentos e na maioria das operações.

O que é a avaliação da solvabilidade?

É a avaliação da capacidade do cliente para cumprir as obrigações que pretende assumir ao subscrever um contrato para a emissão de um cartão de crédito.

O que é o adiantamento de numerário a crédito (cash-advance)?

É a possibilidade de um cartão de crédito efetuar levantamentos de numerário aos balcões das instituições de crédito (Bancos) ou nas caixas automáticas (ATM), até ao limite de crédito do cartão. A utilização do cash-advance pode estar sujeita ao pagamento de comissões que constam em preçário.

O que fazer em caso de Roubo ou Extravio de Cartão?

Em caso de perda, roubo ou extravio deverá comunicar imediatamente ao banco.

Pode usar a linha exclusiva de cancelamentos 800 91 04 02 (atendimento personalizado 24h).

Caso se encontre no estrangeiro deve utilizar (00351) 21 427 04 02 (atendimento personalizado 24h).

Em alternativa pode usar os seguintes contactos:

Linha de apoio Millennium bcp: 707 50 24 24 *

Contactos alternativos:

  • 91 827 24 24
  • 93 522 24 24
  • 96 599 24 24

Do Estrangeiro +351 21 005 24 24
*A partir da rede fixa:
Custo máximo de 0,10 EUR/minuto mais IVA
A partir da rede móvel:
Custo máximo de 0,25 EUR/minuto mais IVA

Como obter um novo PIN?

Se se esquecer do Código Pessoal Secreto (PIN) do seu cartão, pode solicitar o reenvio de PIN do cartão por SMS ou o envio de um novo PIN. Esta operação pode estar sujeita à cobrança de uma comissão de acordo com o preçário do banco.