Sabemos que anda sempre a correr e é normal esquecer-se de algumas coisas, como é o caso das contas a pagar...
Com a adesão aos Débitos Diretos SEPA, os pagamentos ficam mais fáceis, automáticos, seguros e acabam-se as preocupações.
Quero ativar um Débito Direto SEPA
Quero alterar o IBAN de um Débito Direto
SEPA para uma conta do Millennium bcp
Se quiser ativar uma Autorização de Débito em Conta (ADC), deve contactar diretamente a entidade credora.
Caso se trate de uma entidade credora aderente à funcionalidade de adesão aos Débitos Diretos SEPA em canais automáticos, pode efetuar essa adesão no nosso site, na App Millennium ou numa caixa Multibanco.
Escolha a opção: "Pagamentos" > "Débitos diretos SEPA" > "Pré-ativação de autorização" e preencha com os dados fornecidos pela entidade credora.
Insira o cartão do Millennium bcp e selecione o ecrã "Débitos Diretos" > "Criar Mandato".
De seguida, indique a referência de entidade credora, a referência da ADC e confirme a operação.
Esta opção está apenas disponível para ADC numérica.
Com o IBAN da conta do Millennium, que pode obter aqui, na App Millennium ou numa caixa Multibanco, pode ativar novas autorizações de débito junto da entidade credora, bastando, para isso, que assine uma autorização do débito.
Independentemente da opção escolhida, a ativação do serviço depende sempre do fornecedor/entidade credora.
Depois de serem criadas as autorizações de débito, poderá definir limites para essas autorizações (montante, data limite ou periodicidade), através da opção de manutenção.
Se quiser alterar o IBAN onde são efetuadas as suas cobranças, deve contactar diretamente a Entidade Credora.
Caso se trate de uma Entidade Credora aderente à funcionalidade de alteração de conta em canais automáticos, pode fazer a alteração numa caixa Multibanco.
Insira o cartão da conta à qual a autorização de débito está atualmente associada e selecione o ecrã "Débitos Diretos" > "Alterar IBAN".
De seguida, selecione a ADC (é solicitada a introdução dos últimos 4 dígitos do cartão bancário da nova conta) e retire o cartão.
Por último, insira o cartão do Millennium bcp e confirme a operação.
A aceitação da domiciliação e ativação do serviço depende sempre do fornecedor/entidade credora.
O IBAN da Conta do Millennium a associar à Autorização de Débito em Conta pode ser obtido aqui, na App Millennium ou numa caixa Multibanco.
Após a alteração da domiciliação das autorizações de débito, deverá definir novamente os limites associados a essas mesmas autorizações (montante e/ou data limite), através da opção de manutenção.
Pode consultar as suas autorizações de débito, visualizar o respetivo estado e efetuar a manutenção a qualquer uma das suas autorizações.
Desde que a autorização de débito esteja ativa, tem a possibilidade de definir o montante máximo definido por cobrança a qualquer momento. No caso dos valores apresentados à cobrança serem superiores ao montante máximo que definiu, os mesmos serão rejeitados.
Pode também definir uma data de validade para as suas autorizações de débito em conta. Após essa data, não será efetuada mais nenhuma cobrança. A definição de limite máximo deve ser efetuada individualmente em cada autorização.
Pode alterar a designação das suas autorizações de débito, de forma a facilitar a sua identificação.
Pode inativar/reativar uma autorização de débito sempre que entender. Ao inativar uma autorização de débito, as cobranças que vierem a ser rececionadas não serão pagas pelo Banco. A partir do momento em que reativar as suas autorizações, as cobranças passarão a ser integralmente pagas, de acordo com os limites que estiverem definidos.
Pode proceder ao cancelamento das autorizações de débito das suas contas a qualquer momento, através de comunicação à Entidade Credora. O cancelamento de autorizações de débito é irreversível. Pode, no entanto, em alternativa ou cumulativamente, solicitar a Inativação da autorização de débito.
Enquanto devedor, dispõe de 8 semanas após a realização de um débito na sua conta para requerer ao Banco o respetivo reembolso. Findo esse prazo, dispõe ainda de 13 meses, a contar da data do débito em causa, para solicitar o seu reembolso. O reembolso pode ser solicitado junto de uma sucursal Millennium, caso a cobrança não tenha sido por si autorizada ou tenha sido incorretamente executada.
Sempre que quiser alterar a conta em que são efetuadas as suas cobranças, mantendo o Sistema de Débitos Diretos, deve contactar diretamente a Entidade Credora. Após a alteração da domiciliação das autorizações de débito, deverá definir novamente os limites associados a essas mesmas autorizações (montante e/ou data limite), através da opção de manutenção.
Sempre que ocorra um débito na sua conta pode receber um Alerta por SMS ou email. Subscreva o serviço de Alertas e seja informado sempre que ocorra uma cobrança SEPA, nova ou recorrente. O envio de Alertas por email não tem custos associados. O Banco cobra uma comissão de 0,10€ + IVA por Alerta enviado via SMS.
Subscreva já o Alerta Débitos Diretos SEPA.
Com a entrada em vigor do Sistema de Débitos Diretos SEPA, entram também em vigor novas funcionalidades que têm como objetivo permitir-lhe aceitar ou bloquear a entrada de cobranças na sua conta à ordem, por parte de Entidades Credoras. Ou seja, pode definir quais as empresas prestadoras de serviços a quem permite, ou não, realizar Débitos Diretos na sua conta à ordem.
No millenniumbcp.pt pode, a qualquer momento, fazer a gestão das Entidades Credoras:
Permitir débitos de todas as Entidades Credoras
A partir de 1 de agosto de 2014, este é o cenário comum a todos os Clientes aderentes ao sistema de Débitos Diretos SEPA, que pode ser alterado por si a qualquer altura.
Na situação "Permitir débitos de todas as Entidades Credoras", o estado da sua conta à ordem permite que qualquer Entidade Credora possa efetuar cobranças. Caso pretenda definir um outro estado para a sua conta, pode optar por:
Caso pretenda receber um Alerta sempre que ocorra uma cobrança na sua conta, subscreva o serviço de Alertas.
Conta permite débitos de Entidades Credoras (exceto não autorizadas)
Se o estado da sua conta "permite débitos de Entidades Credoras, exceto não autorizadas", significa que pode indicar expressamente quais as Entidades Credoras cujas cobranças não autoriza. Todas as Entidades não mencionadas estarão, tacitamente, autorizadas a remeter cobranças para a sua conta à ordem.
Pode, a qualquer momento, definir um outro estado para a sua conta. Neste caso tem as seguintes opções ao seu dispor:
Conta não permite débitos de Entidades Credoras
Se a sua conta tem definido este estado, então não permite a entrada de nenhum Débito Direto. Nesta situação estão bloqueadas todas as autorizações de débito que possam existir por parte de qualquer Entidade Credora.
Sempre que entender, pode selecionar umas seguintes opções:
Conta não permite débitos de Entidades Credoras (exceto autorizadas)
Se o estado da sua conta "não permite débitos de Entidades Credoras, exceto as autorizadas", significa que pode indicar expressamente quais são as Entidades Credoras que podem efetuar cobranças na sua conta à ordem. Todas as restantes Entidades Credoras não mencionadas, não estarão autorizadas a enviar cobranças para a sua conta à ordem.
Caso pretenda realizar alguma alteração a este estado, poderá:
Para pré-ativar uma Autorização de Débito basta assinar, junto da Empresa que lhe presta o serviço (caso seja uma Empresa aderente a esta funcionalidade), uma autorização do débito em conta ou obter os dados que lhe permitirão registar a pré-ativação no Site do Millennium.
Se já tem estes dados, pode pré ativar já as suas autorizações de débito.
Sempre que quiser alterar o IBAN onde são efetuadas as suas cobranças, deve contactar diretamente a Entidade Credora.
Caso se trate de uma Entidade Credora aderente à funcionalidade de alteração de conta em canais automáticos, basta efetuar essa alteração numa caixa Multibanco ou, no caso de a alteração ser entre contas do Millennium bcp, pode fazê-lo no site do Millennium bcp.
Após a alteração da domiciliação das autorizações de débito, deverá definir novamente os limites associados a essas mesmas autorizações (montante e/ou data limite) através da opção de manutenção.