Skip BreadcrumbHome / Segurança / Alerta para mensagens fraudulentas CTT Expresso - Não aceda aos links

Alerta para mensagens fraudulentas CTT Expresso - Não aceda aos links


Uma vez mais, vários Clientes e não Clientes do Millennium bcp têm recebido mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pelos CTT com o assunto de "(número aleatório) O seu pacote nao entregado", indicando que a empresa não foi bem sucedida na entrega de uma encomenda.

Exemplo da mensagem enviada:

 

Trata-se de mais um caso de Phishing com recurso à instalação de malware que adultera os navegadores (browsers) no acesso aos sites bancários.

O link da mensagem: "Informacoes sobre a pista do seu pacote" dá acesso a uma página fictícia dos CTT, a partir da qual é efetuado o download de um ficheiro "informações_cede4cf63965d1fb0d69971a5ae58aba.rar" que contém o ficheiro malicioso. Ao executar o ficheiro malicioso, irá proceder à instalação do malware no seu PC.

 

 

Nesta sequência, verificamos que no acesso a www.millenniumbcp.pt, e após a introdução do Código de Utilizador, podem ser solicitados dados adicionais, como por exemplo, mais do que os três dígitos do Código de Acesso.

Exemplo do phishing:

 

 

Relembramos que o acesso ao site do Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso não sendo, nunca, solicitado qualquer elemento relativo aos telemóveis dos Clientes, pelo que qualquer pedido nesse sentido constitui uma tentativa de fraude.

Alertamos que o Phishing visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos ou à instalação de programas maliciosos (malwares) pelo que sugerimos a leitura da Newsletter de Segurança "Mensagens de correio eletrónico (e-mails) fraudulentas", disponibilizada na área de Segurança em maio de 2014.

 

Lembre-se que a proteção do seu computador e do seu património depende de si!

Se verificar alguma situação anómala em ind.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do telefone 707 50 24 24 (Atendimento personalizado 24 horas).

Consulte toda a informação sobre Segurança aqui. (Empresas)
Consulte toda a informação sobre Segurança aqui. (Particulares)