Skip BreadcrumbHome / Segurança / Operação Europeia de prevenção da "Money Mule"

Operação Europeia de prevenção de "Money Mule"



Pensei que fazia parte do trabalho...


A campanha "European Money Mule Action", sob o tema "Don't be a mule" (#dontbeamule), coordenada em conjunto pela EUROPOL, EUROJUST, EBF - European  Banking Federation e Polícia Judiciária, tem como objetivo o combate e prevenção do crime que envolve as "Money Mule", alertando para "ganhos de dinheiro fácil" associados ao crime de branqueamento de  capitais.

Com o apoio da Associação Portuguesa de Bancos e do Fórum Interbancário de Segurança, o Millennium bcp associou-se a esta campanha divulgada pelas entidades investigadoras e judiciais da União Europeia.

"Não seja cúmplice do crime organizado"




O que são "money mule" (mulas de dinheiro)?

 O que é "Money Muling" (mp4)


Sinais de alerta

As técnicas mais frequentes para recrutar "money mule" são via e-mail, por carta, uma janela pop-up ou, mesmo, por contacto telefónico, no qual é sempre solicitado o número de conta bancária para receber e posteriormente efetuar transferências, recebendo como pagamento uma percentagem do montante transacionado. Este recrutamento é muitas vezes disfarçado por anúncios de emprego, ou seja, o candidato terá de realizar transferências bancárias para terceiros, supostamente, para o empregador e é pago para isso. O dinheiro é depositado na conta bancária do candidato que "terá" de o transferir para uma outra conta, em nome de uma, suposta, empresa de serviços financeiros.

 O que pode fazer (pdf)

 O desconhecimento não é desculpa (pdf)

 Ser “money mule” é crime (pdf)


Como se proteger?

Nunca responda a mensagens ou contactos telefónicos com a promessa de pagamento em troca da disponibilização do seu número de conta bancária nem aceda a executar transações bancárias em nome de alguém ou em nome de uma empresa.

Suspeite de anúncios de emprego de supostas multinacionais, que pretendem abrir sede em território nacional, com promessas de pagamento de vencimento e comissões, apenas por algumas horas de trabalho por mês e… em casa!

 Não sirva de “money mule” (pdf)

 Quando a esmola é grande... (pdf)


Fique alerta nas seguintes situações, pois pode estar a ser recrutado como money mule:

  • E-mails não solicitados ou contactos através de redes sociais com promessas de dinheiro fácil;
  • Oportunidades de emprego que oferecem quantias significativas de dinheiro com pouco ou nenhum esforço, sem requisitos em matérias de habilitações escolares ou experiência profissional;
  • Funções laborais não descritas, condicionadas à utilização de uma conta bancária própria para movimentação de fundos;
  • Todas as interações e transações relativas a esse trabalho são feitas online;
  • Os anúncios de emprego indicam tratar-se de uma empresa internacional que pretende contratar "agentes locais/nacionais" para atuar em representação da mesma;
  • Um endereço de e-mail associado ao anúncio utiliza serviços alojados em servidores Web (Gmail, Yahoo!, Hotmail, etc.) em vez que domínios alojados em organizações;
  • Estrutura frásica deficiente, com erros ortográficos e gramaticais;
  • Sites aparentemente confiáveis, uma instituição de caridade ou alguém que conheceu via internet solicita que efetue uma transferência bancária de um valor que, oportunamente, foi depositado na sua conta;
  • Alguns dias depois de vender algo num site de leilões, recebe um e-mail do comprador a indicar que "acidentalmente" pagou duas vezes o valor da compra e pede-lhe para depositar/transferir o montante excedente numa conta diferente.

Caso detete alguma situação idêntica às acima descritas, sugerimos que:

  • Num motor de busca, faça uma pesquisa pelos dados da empresa (nome, morada, etc). Muitas vezes estas empresas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas;
  • Não disponibilize o seu IBAN para receção de montantes que desconhece e não tem como confirmar a origem.

Caso pense estar envolvido num esquema de "money mule", cesse de imediato as transferências de dinheiro. Informe o seu Banco, o serviço que usou para efetuar a transação e as autoridades, dado que, ao realizar estas operações, a sua conta bancária está a ser utilizada para fins ilícitos de transferências de fundos e poderá ser considerado cúmplice em atividades ilegais.


Outros vídeos promocionais

 Washing machine (mp4)

 Underwater (mp4)

 Park (mp4)




Consulte as nossas Newsletters e outros temas de Segurança aqui.








Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.​

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.​

​​​​​