Skip BreadcrumbHome / Segurança / Alerta para mensagens de correio eletrónico fraudulentas - Não aceda aos links

Alerta para mensagens de correio eletrónico fraudulentas - Não aceda aos links


Vários Clientes do Millennium bcp têm recebido mensagens de correio eletrónico, com o assunto de "Millenium Cobranças - Aviso de Fatura em Atraso", ameaçando com uma ação judicial e disponibilizando propostas de negociação através de links contidos na mensagem.

Trata-se de mais um caso de Phishing em que, ao aceder aos links enviados, é instalado um software malicioso (malware) que tem por objetivo adulterar os navegadores (browsers) no acesso aos sites para capturar as credenciais de acesso.

Exemplo do email enviado:

Exemplo  do email enviado

Voltamos a recordar que:

  • NÃO ACEDA AOS LINKS;
  • O Phishing visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais;
  • O malware (software malicioso sob a forma de: vírus, trojans, spyware ou adware) utiliza igualmente formas de disfarce da origem das mensagens, fazendo crer que estas são legítimas. No entanto, se visualizadas as mensagens e executados os seus conteúdos, o controlo do seu computador e da informação nele residente, poderão ficar disponíveis para terceiros mal-intencionados.

Assim, e como o perigo continuará à espreita nas caixas de correio eletrónico de cada um, voltamos mais uma vez a alertar para o facto de muitas das mensagens (supostamente inocentes) que circulam poderem conter vírus (ou outro qualquer software malicioso).

Desta forma, aconselhamos a manter-se vigilante, tomando alguns cuidados de que salientamos:

  • Analise as mensagens de correio eletrónico que recebe antes de abrir, confirmando sempre a origem e o assunto da mesma;
  • Evite seguir links para sites externos, bem como abrir ficheiros executáveis;
  • Nunca faculte informação ou elementos de caracter pessoal como resposta a um email;
  • Ao aceder a páginas de acesso confidencial, confirme o endereço e certifique-se que está num ambiente seguro (https:// + cadeado);
  • Instale (caso ainda não o tenha feito) um software antivírus e efetue regularmente as atualizações do mesmo.

Lembre-se que a proteção do seu computador depende de si!

Se verificar alguma situação anómala em ind.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do telefone 707 50 24 24 (Atendimento personalizado 24 horas).

Consulte toda a informação sobre Segurança aqui.