Skip BreadcrumbHome / Fiscalidade / Renovar Cartão de Cidadão por SMS

Particulares

Renovar Cartão de Cidadão por SMS


De acordo com informação do Ministério da Justiça, vão poder ser renovados de forma simplificada os Cartões de Cidadão de pessoas com 25 ou mais anos que residam em Portugal, caducados recentemente e cuja validade foi prorrogada por causa da pandemia de COVID-19, bem como os cartões que estão prestes a caducar, desde que não se verifique qualquer alteração dos dados.

Assim, a partir de 6 de junho, os cidadãos que se encontrem nesta situação vão receber uma mensagem por telefone (SMS), se tiverem optado por essa forma de contacto.

Se não houver necessidade de proceder a uma alteração de dados, como morada ou outro dado, ou a recolha de dados biométricos, apenas têm de responder afirmativamente à mensagem de renovação simplificada.

Depois de receberem a carta-pin devem efetuar o pagamento por multibanco. Segue-se o agendamento do levantamento do cartão, através do telefone indicado na carta ou pela internet para o serviço mais próximo.

Foi também criada uma linha telefónica - 210 990 111 -, que estará disponível a partir de 10 de junho, para responder a questões relacionadas com o cartão de cidadão. Funcionará das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, disponível 24h/7 dias da semana para cancelamentos de cartão de cidadão.

O custo desta renovação é idêntico ao custo do pedido de renovação online, 16,20 euros.

 

  

Informação da responsabilidade de LexPoint
© Todos os direitos reservados à LexPoint, Lda
Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.

 

 

08.06.2020