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Alerta para simulações de transações


O Millennium bcp NUNCA pede a instalação/atualização
de software após o acesso ao site


Existe software malicioso que é propagado através de mensagens de correio eletrónico fraudulentas ou SMS,
identificando nomes de entidades fidedignas ou contactos particulares/familiares do utilizador,
com o intuito de dar credibilidade à mensagem.


Alguns exemplos:

 

   

 

 

Caso aceda ao link/anexo e execute o ficheiro, não aceda a sites bancários
e peça de imediato intervenção técnica para verificar se o seu equipamento tem algum
software malicioso (Malware) instalado.


Por acesso WEB


A instalação do Malware no equipamento do utilizador pode ocorrer depois de aceder ao link/anexo
de um email fraudulento, sendo apresentados os seguintes pop-ups após o acesso ao site do Millennium bcp:

 

 

OU

 

 

Estes pop-up bloqueiam o equipamento e as barras apresentadas (a verde e a cerize nos exemplos acima)
vão sendo preenchidas aparentando estar a fazer uma "instalação/atualização".
No final deste processo, são solicitados Códigos de Autorização para "simular" transações,
quando o objetivo é autorizar as transações que são debitadas na conta bancária.


Por acesso MOBILE

No acesso mobile, é solicitada a instalação da App Millennium,
quando a App já está instalada no equipamento do cliente:

 

 

Tanto no processo de instalação como na autorização de operações, o Millennium bcp NUNCA solicita
o código Multicanal completo com os 7 dígitos (ou 3+4).
Leia sempre atentamente o conteúdo dos Códigos de Autorização enviados por SMS
,
pois ao identificar o Código de Autorização está a confirmar uma transação na sua conta ou a instalação da App Millennium.


Fique atento à estrutura frásica deficiente, aos erros ortográficos/gramaticais
e a variantes de termos no português brasileiro dos textos apresentados, e recordamos que o Millennium bcp:


NUNCA pede a instalação/atualização de software após o acesso


NUNCA pede o Código de Autorização para simular transações


NUNCA solicita o código Multicanal completo com os 7 dígitos (ou 3+4)

 

Recordamos que...

O Millennium bcp:
  • NUNCA pede a instalação/atualização de software após o acesso;
  • NUNCA envia SMS com link;
  • NUNCA envia Email com link;
  • NUNCA solicita o Código Multicanal completo (os 7 dígitos);
  • NUNCA pede o número de telemóvel;
  • NUNCA contacta o Cliente a pedir o Código de Autorização enviado por SMS;
  • NUNCA pede o Código de Autorização para simular transações.
O acesso ao Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso;
Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

Endereços

Leia atentamente o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização que, para além do código, contém os dados da operação. Caso tenha recebido um SMS sem ter efetuado uma operação, contacte-nos de imediato.



Analise as mensagens de correio eletrónico (e-mails) que recebe antes de abrir,
confirmando sempre a origem e o assunto das mesmas e a ortografia.
Se continuar com dúvidas, elimine sem abrir.




Lembre-se que a proteção dos seus equipamentos e património depende de si!




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Publicado em 10.11.2021

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