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Mensagens fraudulentas em nome da Autoridade Tributária

Temos conhecimento que vários Clientes e não Clientes têm recebido mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pela AT – Autoridade Tributária e Aduaneira com o assunto "Assunto Importante”, solicitando o download de um ficheiro para supostamente consultar o(s) processo(s) de execução fiscal em nome do utilizador.

Exemplo do email enviado:

 


Conforme pode verificar acima a mensagem em causa é emitida de um endereço com domínio diferente da Autoridade Tributária, e o link (endereço) não identifica a entidade em causa.

Trata-se de mais um caso de phishing em que, ao aceder ao link, é efetuada a instalação de software malicioso, sem que se aperceba.

Com a instalação deste software malicioso no equipamento, verificamos que, após o processo de login em millenniumbcp.pt, é apresentada uma janela pop-up sobre a página do nosso site, a alertar para a necessidade da “Instalação do Módulo de Segurança”, solicitando a identificação do Código Multicanal, sendo posteriormente emitido, via SMS, um Código de Autorização, conforme ecrãs abaixo:

 

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Na sequência deste phishing aos códigos de acesso do Utilizador, o cibercriminoso solicita a emissão de um Código de Autorização para efetuar o registo na App Millennium, sendo emitido um SMS com o texto:

 “Pedido de registo na App Millennium - Cod. Autorização: *******. Contacte o Banco caso não tenha solicitado este código.

Não digite o Código recebido no seu telemóvel para confirmar a instalação fraudulenta do suposto módulo de segurança.

Recordamos que:

  • No acesso ao homebanking do Millennium bcp NÃO solicitamos NUNCA o seu número de telemóvel ou a instalação de software/programas de segurança;
  • Deve suspeitar de qualquer e-mail que peça uma “ação imediata” ou crie um senso de urgência, nomeadamente, que contenha erros ortográficos/gramaticais e anexos de ficheiros executáveis;
  • O acesso ao site do Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código Multicanal (caso erre a introdução das posições, estas mantêm-se até que o login seja efetuado com sucesso);
  • Leia atentamente o conteúdo dos SMS’s recebidos com Códigos de Autorização, dado que os dados da operação são identificados no texto do SMS;
  • Analise as mensagens de correio eletrónico que recebe antes de abrir, confirmando sempre a origem e o assunto da mesma e, se continuar com dúvidas, confirme junto da entidade emitente;
  • Nunca faculte informação ou elementos de caracter pessoal como resposta a um e-mail;
  • Instale (caso ainda não o tenha feito) um software antivírus e efetue regularmente as atualizações do mesmo.

Lembre-se que a proteção do seu computador e património depende de si!


Se verificar alguma situação anómala em ind.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do telefone 707 50 24 24 (Atendimento personalizado 24 horas).

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