Skip BreadcrumbHome / Tesouraria / Pagamento de Serviços Multibanco por Lote
Pagamento de Serviços Multibanco por Lote

Pagamento de Serviços
Multibanco por Lote

Ganhe Eficiência nos
Pagamentos de Serviços Multibanco

Vantagens

O Pagamento de Serviços Multibanco por Lote disponível no Portal do Millennium bcp confere-lhe as seguintes vantagens:

  • Uma única operação para vários pagamentos;
  • Não se preocupe com formatação de ficheiros, aceda e nós criamos o ficheiro com os dados dos pagamentos por si indicados;
  • Possibilidade de agendar, atempadamente, o processamento da operação para uma data futura;
  • Um débito em conta por cada pagamento com nota de lançamento individual;
  • Introdução de um único Código de Autorização SAFe para Assinatura da operação contendo o lote de pagamentos a processar.
  • Maior comodidade, rapidez e eficiência operativa;

02.002.5455 - 2012/03/26

Quanto custa

Consulte o Preçário em vigor, disponível também para consulta em qualquer Sucursal Millennium bcp perto de si.

Características

O Pagamento de Serviços Multibanco por Lote é um serviço que apenas está disponível na área de Operações Bancárias do Portal de Empresas do Millennium bcp, e tem como objetivo proporcionar às Empresas o pagamento de faturas disponíveis para pagamento através do Multibanco por intermédio de um único ficheiro com múltiplas instruções, com data de processamento para o próprio dia, ou com Data Futura, em alternativa ao pagamento individual.

Como funciona

O Pagamento de Serviços Multibanco por Lote pode ser efetuado através de duas modalidades: envio de ficheiro e construção do lote no Portal.

Envio de ficheiro

O Cliente efetua a criação do ficheiro no seu sistema informático - utilizando um layout específico para o serviço - e faz o seu upload no portal de Empresas através da opção Gestão Ficheiros > Enviar Ficheiros > Pagamentos de Serviços, introduzindo os seguintes elementos:

  • Conta a débito;
  • Data de processamento do ficheiro;
  • Nº total de registos;
  • Montante total do ficheiro.

Construção de Lote no Portal:

O portal de Empresas permite-lhe gerar o ficheiro no momento introduzindo, para tal, os dados de cada um dos pagamentos a efetuar, acedendo na área de operações bancárias, à opção Pagamentos > Serviços Multibanco > Pag. Serviços Lote.

Deverá preencher os dados de cada pagamento: entidade, referência e valor a pagar. Concluída a introdução dos dados de um pagamento, dever-se-á clicar em "+" para prosseguir para o seguinte.

Assim que forem introduzidos todos os documentos a pagar, o portal gerará de forma automática o ficheiro e remetê-lo-á ao Banco, após confirmação da operação e assinatura dos utilizadores autorizadores.

Notas Importantes:

  • Para obter o layout técnico para elaboração destes ficheiros deverá contactar o Millennium bcp;
  • Os lotes de pagamentos de Serviços MB não admitem mais do que 500 registos (pagamentos);
  • À semelhança do pagamento pontual, e por limitação do sistema de Pagamento de Serviços Multibanco, só é possível incluir registos (pagamentos individuais) com montante a pagamento até € 99.999,99.
  • Não estão disponíveis para integrar neste Serviço pagamentos de documentos que se enquadrem apenas na opção de "Pagamento de Compras" (verificar a opção em cada fatura a pagamento), bem como Pagamentos Especiais (ex.: carregamento de telemóveis).

Mais questões

Perguntas frequentes sobre o Pagamento de Serviços Multibanco por Lote através do Portal de Empresas

Validações efetuadas pelo Portal

No portal de Empresas apenas será verificada a consistência do ficheiro no seu todo (nº de registos, montante total, conta a débito e data de processamento), sendo que as referências e as entidades beneficiárias dos pagamentos serão validadas aquando do processamento do ficheiro. Desta forma, deverá sempre conferir que os 3 dados que compõem cada pagamento (entidade, referência e montante) se encontram corretos quando construir o ficheiro no equipamento informático da sua empresa ou, em alternativa, introduzindo os dados de cada registo no portal. No caso de existirem registos incorretos, os mesmos não serão processados. Cada registo processado com sucesso originará um débito pelo montante correspondente na conta à ordem indicada no ficheiro.

Como posso acompanhar os dados do Pagamento?

Após o envio dos ficheiros ao Banco, a Empresa pode acompanhar os dados da operação, através de 2 opções:

  • Histórico de Operações: Para além de consultar os dados do ficheiro - nomeadamente nº de registos, valor total do ficheiro e os dados de cada pagamento de imposto -, pode também verificar quais os utilizadores do portal que intervieram na operação. O acesso é feito através do seguinte caminho: Autorizações > Histórico Operações.
  • Ficheiro de Retorno: Em D+1 (sendo D a data de processamento), pode ser obtido um ficheiro de retorno, acedendo a Gestão Ficheiros > Consultar Ficheiros > Retornos. No formato de ficheiro, deverá ser selecionada a opção "PSM - Pagamento de Serviços", verificando desta forma se os registos foram ou não processados.
O Banco emite uma Nota de Lançamento?

O Millennium bcp disponibiliza uma Nota de Lançamento por cada instrução de pagamento de Serviços Multibanco constante do lote e processada com sucesso pelo Banco, as Empresas que tenham aderido ao Serviço de Notas de Lançamento em formato digital, podem proceder ao seu download na área de Empresas do millenniumbcp.pt a partir de D + 2 (sendo D a data de processamento) em:

Os mais procurados

Mobile EmpresasMobile Empresas
A App M Empresas tem tudo para gerir o seu negócio.
Transferências InternacionaisTransferências Internacionais por Lote
Envio de fundos para o estrangeiro de forma simples, rápida e segura.

Talvez esteja interessado

Pagamento de Serviços MultibancoPagamento de Serviços Multibanco
Maior rapidez nos seus recebimentos, aumento da eficiência administrativa e redução de encargos com cobranças.
Terminais de Pagamento Automático
O TPA de fácil utilização, que contribui para a comodidade e eficácia do seu negócio!

Ainda não utiliza o Portal de Empresas?

LINHA APOIO EMPRESAS


918 504 504
930 504 504
961 504 126

+351 210 04 24 24
(de Portugal e do estrangeiro)


Atendimento personalizado:

Produtos e serviços - todos os dias, 8h /22h.
Apoio técnico - dias úteis: 8h /02h do dia seguinte; dias não úteis:10h /24h.
(hora de Portugal Continental)


O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.