Relatório de Gestão

O Banco Comercial Português, com centro de decisão em Portugal, pauta a sua atuação pelo respeito pelas pessoas e pelas instituições, pelo enfoque no Cliente, pela vocação de excelência, pela confiança, pela ética e pela responsabilidade, sendo líder destacado em várias áreas de negócio financeiro no mercado português e uma instituição de referência a nível internacional.

O Grupo desenvolve um conjunto de atividades financeiras e serviços bancários em Portugal e no estrangeiro, onde está presente em diversos mercados: Polónia, Suíça, Moçambique, Angola (através da associada BMA) e China. Todas as suas operações bancárias desenvolvem a sua atividade sob a marca Millennium. O Grupo está ainda presente no Oriente desde 1993, mas apenas em 2010 foi realizado o alargamento da atividade da sucursal existente em Macau, através da atribuição da licença plena (onshore), visando o estabelecimento de uma plataforma internacional para a exploração do negócio entre a Europa, China e África lusófona.

Em Portugal, o Millennium bcp encontra-se centrado no mercado de retalho e empresas, servindo os seus Clientes de uma forma segmentada. As operações das subsidiárias disponibilizam geralmente os seus produtos através das redes de distribuição do Banco, oferecendo um conjunto alargado de produtos e serviços.

O Millennium bcp é a maior instituição bancária privada em Portugal, assumindo uma posição de liderança e destaque em diversos produtos, serviços financeiros e segmentos de mercado, estando alicerçada numa rede de sucursais moderna e com uma boa cobertura a nível nacional.

A atividade no mercado doméstico está enfocada na banca de retalho, que se encontra segmentada de forma a melhor servir os interesses dos Clientes, quer através de uma proposta de valor assente na inovação e rapidez destinadas aos designados Clientes Mass-market, quer através da inovação e da gestão personalizada de atendimento, destinada aos Clientes Prestige, Negócios, Empresas, Corporate e Large Corporate. A banca de retalho conta ainda com um banco vocacionado para Clientes com um espírito jovem, utilizadores intensivos de novas tecnologias da comunicação, que privilegiem uma relação bancária assente na simplicidade e que valorizem produtos e serviços inovadores, o ActivoBank.

Complementarmente, o Banco dispõe de canais de banca à distância (serviço de banca por telefone, Mobile Banking e pela Internet), que funcionam como pontos de distribuição dos seus produtos e serviços financeiros.

No final de dezembro de 2017, o Banco contava com 578 sucursais em Portugal (inclui uma sucursal em Macau), servindo mais de 2,4 milhões de Clientes, com quotas de mercado de 17,4% em crédito a clientes e de 17,2% em depósitos de clientes.

O título BCP integra mais de 50 índices bolsistas nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Euronext PSI Financial, o PSI 20, o Euronext 150 e o NYSE Euronext Iberian.

CET1(1)

Loans to Deposits

PHASED-IN

13,2%

Fully implemented

11,9%

 

93%

CET1(1)

PHASED-IN

13,2%

Fully implemented

11,9%

Loans to Deposits

 

93%

Cost-Core Income(2)

 

46,4%

Custo do risco

 

122 p.b.

RoE(3)

 

4,4%

(1) Valores estimados incluindo os resultados do ano.

(2) Core income = margem financeira + comissões.

(3) Com base num rácio CET1 fully implemented de 11%.

Principais eventos em 2017

  1. Janeiro

    Deliberação do Conselho de Administração de cooptar Lingjiang Xu e João Nuno Palma para desempenharem as funções de Vogais do Conselho de Administração, não executivo e executivo, respetivamente, até ao termo do mandato em curso.

    Deliberação do Conselho de Administração de proceder ao aumento do capital social de 4.268.817.689,20 euros para 5.600.738.053,72 euros, realizado através de uma Oferta Pública de Subscrição dirigida a acionistas no exercício dos respetivos direitos de preferência e demais investidores que adquirissem direitos de subscrição.

  2. Fevereiro

    Aumento do capital social de 4.268.817.689,20 euros para 5.600.738.053,72 euros.

    Reembolso antecipado ao Estado português dos instrumentos híbridos de capital Core Tier 1 remanescentes, no montante de 700 milhões de euros.

    Revisão em alta pela agência S&P Global Ratings da notação de rating da dívida sénior unsecured de LP de “B+” para “BB-”, na sequência da revisão da notação de rating intrínseco do BCP (Stand Alone Credit Profile – SACP) de “b+” para “bb-”.

  3. Março

    BCP integra o novo índice europeu de Sustentabilidade, o European Banks Index, do analista Standard Ethics.

  4. Abril

    Renovação da adesão ao Movimento ECO – Empresas Contra os Fogos, um projeto que tem como objetivo contribuir para a prevenção dos incêndios florestais e sensibilizar a opinião pública para os comportamentos de risco.

  5. Maio

    Emissão de obrigações hipotecárias, ao abrigo do Programa de Covered Bonds, no montante de 1.000 milhões de euros, com um prazo de 5 anos.

    Assembleia Geral Anual de Acionistas, tendo estado presentes Acionistas detentores de 54,17% do respetivo capital social, destacando-se, entre as deliberações tomadas, a aprovação do relatório de gestão, do balanço e das contas individuais e consolidadas, relativos ao exercício de 2016, a aprovação da proposta de aplicação de resultados para o exercício de 2016, a aprovação da declaração sobre Política de Remuneração dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização, a designação de dois novos administradores (Lingiang Xu como vogal não executivo do Conselho de Administração do BCP e João Nuno de Oliveira Jorge Palma como vogal executivo do Conselho de Administração do BCP) e a eleição da composição da Mesa da Assembleia Geral para o triénio 2017/2019.

    Promoção de ação interna de recolha de papel no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”, iniciativa solidária da Entrajuda a favor do Banco Alimentar.

  6. Junho

    Cooptação de três novos administradores não executivos: Gu Xiaoxu, Li Cheng e Zhihua Shen, aumentando assim o número de Administradores para 22, 14 dos quais não executivos.

  7. Agosto

    Confirmação do estatuto de Sustentabilidade Ethibel EXCELLENCE Investment Register do Forum ETHIBEL.

    Bank Millennium integra, pela primeira vez, o índice de sustentabilidade FTSE4Good Emerging Index do analista FTSE Russel, referência nas avaliações de desempenho ESG (Environmental, Social and Governance).

  8. Setembro

    Criação da “Plataforma de Gestão de Créditos Bancários, ACE”, em conjunto com outros dois bancos portugueses, com o objetivo de aumentar a eficácia e celeridade nos processos de reestruturação de NPE e de empresas.

    Celebração do 30.º aniversário do Banco Comercial Português na Bolsa Portuguesa e do 25.º aniversário do Bank Millennium na Bolsa de Valores de Varsóvia.

    BCP confirmado no índice de Sustentabilidade Ethibel Sustainability Index (ESI) Excellence Europe do Forum ETHIBEL.

  9. Outubro

    Lançamento de mais uma ação interna “Millennium Solidário" para recolha de bens alimentares, produtos de higiene, vestuário e artigos para casa, a favor das pessoas e das famílias que viram as suas vidas afetadas pelos incêndios florestais.

    Reconhecimento do Grupo BCP no combate às alterações climáticas pela organização não-governamental Carbon Disclosure Project. O Banco foi classificado na categoria "Leadership", com nota "A-".

  10. Novembro

    Emissão de dívida subordinada elegível como T2 no montante de 300 milhões de euros, com um prazo de 10 anos e opção de reembolso antecipado pelo Banco no final do 5.º ano.

  11. Dezembro

    Decisão do BCE sobre os requisitos mínimos prudenciais que deverão ser respeitados a partir de 1 de janeiro de 2018, decisão que se baseia nos resultados do Supervisory Review and Evaluation Process (SREP).

    Grupo BCP integra o índice de sustentabilidade ambiental Engaged Tracking 2017 Carbon Rankings.

    Inclusão, pela décima vez consecutiva, do Bank Millennium na Polónia no RESPECT Index – primeiro índice de empresas socialmente responsáveis da Europa Central e Oriental.

< =

Principais prémios recebidos em 2017

Share This