Sustentabilidade

O Millennium bcp prossegue estratégias dinâmicas e ajustadas aos renovados desafios impostos pelas várias partes interessadas com que se relaciona – Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders. Assim, materializa um modelo de negócio assente numa oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais, num diálogo contínuo e transparente e na adoção de políticas de sustentabilidade. Estas fomentam uma cultura de Responsabilidade Social e visam influenciar positivamente a proposta de valor da organização a longo prazo, em equilíbrio com o bem-estar das pessoas, da empresa e das comunidades em que está inserida e com a preservação dos recursos naturais, do clima e do meio ambiente.

Além de respeitar os Princípios do Global Compact, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Millennium bcp está empenhado em contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, igualmente definidos pela ONU.

Relação com Stakeholders

A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade…

Relação com Stakeholders

 

Matriz de Materialidade

 

Identificação e integração das expectativas

A identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade – e que importa consolidar –, mas tem também viabilizado a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria – que importa aprofundar –, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.

O Millennium bcp assume assim, como parte integrante do seu modelo de negócio, o compromisso de criar valor social, desenvolvendo ações para – e com – os vários grupos de Stakeholders com o objetivo de, direta e indiretamente, contribuir para o desenvolvimento dos países em que opera.

A estratégia do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade está refletida num Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS), um plano de compromisso plurianual que constitui o quadro de referência das ações a concretizar pelo Banco. As linhas de orientação e a definição das iniciativas que compõem o PDS resultam do balanceamento e justaposição dos temas materiais relevantes, dos recursos disponíveis e dos enquadramentos económico e de mercado.

Colaboradores

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
DISTRIBUIÇÃO POR GÉNERO

5.839

ações de formação,

+ de 939.000 horas, média de 59 horas/Colaborador

Clientes

Clientes Digitais Ativos
Grupo
1.830.546 Internet
1.617.593 Mobile Banking

Fornecedores

86,5%

Fornecedores locais

Comunidades

Donativos

Ambiente

Consumo total de energia
(1)

(1) Inclui a central de cogeração de Portugal; exclui o data centre em Portugal e dados de Moçambique.

Emissões de GEE(1)

(1) Não inclui Moçambique.

CONSUMO DE MATERIAIS(1)

(1) Não inclui Moçambique.

Indicadores em destaque

Responsabilidade Económica

Responsabilidade Social

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Económica

O Grupo BCP desenvolve a sua atividade, em todas as operações, com responsabilidade na relação com Colaboradores, Clientes, Acionistas, Fornecedores e demais Stakeholders, pautando sempre a sua atuação pelo cumprimento de princípios internos de rigor, da legislação aplicável e das disposições emitidas pelas entidades reguladoras e de supervisão.

Clientes
O Grupo BCP procura estar próximo dos Clientes, disponibilizando canais de distribuição diversificados – sucursais, internet, call centre, mobile banking, ATM e POS – e com os quais promove também a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. A qualidade do serviço prestado aos Clientes constitui uma prioridade estratégica, sendo monitorizada de forma contínua.
ACIONISTAS
O Banco mantém uma comunicação regular e próxima com os titulares de participações representativas do seu capital. O serviço “Millennium bcp Acionista” permite aceder a informação dirigida a investidores, a produtos e serviços com condições preferenciais, bem como a um conjunto de vantagens acordadas com parceiros.
COLABORADORES
Numa perspetiva de sustentabilidade e competitividade do negócio, o Grupo BCP reconhece a gestão e desenvolvimento das pessoas como um pilar essencial. Nesse contexto, assegura um tratamento justo e com igualdade de oportunidades aos seus Colaboradores, promovendo uma cultura de meritocracia em todas as fases do percurso profissional. A par de uma constante atitude de incentivo à valorização dos Colaboradores e à adoção de práticas de excelência, o Banco realiza também programas de desenvolvimento de carreira nas diferentes geografias onde opera.

Responsabilidade Social

A política de responsabilidade social do Grupo BCP materializa-se no desenvolvimento de iniciativas de âmbito social, educacional e cultural para e com os vários grupos de Stakeholders com o objetivo de contribuir, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento dos países onde opera.

SOCIEDADE
O Millennium bcp, promovendo uma cultura de proximidade às comunidades locais, realiza com regularidade ações com capacidade para acrescentar valor social, seja através da dinamização de iniciativas de solidariedade internas, seja do envolvimento dos Colaboradores enquanto voluntários.
EDUCAÇÃO
O apoio ao percurso académico de jovens universitários e ao desenvolvimento das suas condições de empregabilidade é um dos objetivos estratégicos do Grupo BCP. Mantém também um firme compromisso com a literacia financeira, de modo a aumentar os conhecimentos financeiros dos cidadãos, nomeadamente dos mais jovens, tendo sempre presente a importância da adoção generalizada de comportamentos bancários adequados e de tomadas de decisão esclarecidas, estáveis e informadas.
CULTURA
O Banco desenvolve iniciativas que visam levar a arte, nas suas diferentes manifestações, a públicos cada vez mais abrangentes. Apoia ainda diversos programas no âmbito de parcerias com instituições culturais de referência, contribuindo para o enriquecimento cultural dos países onde está presente.
FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP
A Fundação Millennium bcp assume-se como um agente de criação de valor na sociedade, através do apoio a instituições e organismos de referência e da promoção de projetos nas áreas da Cultura, Educação/Investigação e Solidariedade Social.
PRODUTOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS
No âmbito do desenvolvimento de um negócio responsável, o Grupo BCP disponibiliza produtos e serviços financeiros que incorporam princípios sociais e de respeito pelo ambiente. São exemplo desta oferta o microcrédito, os cartões de crédito que incentivam o apoio social/ambiental, o Serviço de Acompanhamento Financeiro (SAF), os Fundos Socialmente Responsáveis, assim como diversas soluções de apoio a empresas, particulares e entidades do setor social.
BENEFÍCIOS A COLABORADORES
O Grupo BCP disponibiliza um conjunto diversificado de benefícios sociais aos Colaboradores, que vai além do que se encontra estabelecido na legislação aplicável nas diferentes geografias. Os benefícios atribuídos abrangem áreas diversificadas, tais como a saúde e segurança, concessão de crédito, proteção à parentalidade, educação, cultura, desporto e lazer.
FORNECEDORES
No Grupo BCP, o processo de seleção de Fornecedores obedece a critérios de competência global da empresa, funcionalidade, qualidade e flexibilidade das soluções a adquirir e capacidade continuada de prestação do serviço. Em todas as operações do Grupo, é privilegiada a compra a Fornecedores do próprio país. Os principais Fornecedores do Banco são empresas que publicam a sua performance económica, ambiental e social, assegurando uma contratação de bens e serviços responsável.

Responsabilidade Ambiental

O Grupo BCP tem vindo a implementar uma política de Sustentabilidade que incorpora e promove uma cultura de responsabilidade ambiental, alinhada com os seus objetivos estratégicos de inovação tecnológica e digital.

ECOEFICIÊNCIA OPERACIONAL
A ecoeficiência operacional é um pilar fundamental de atuação associado ao potencial de redução de custos e melhoria de eficiência de processos. O Grupo BCP tem registado uma melhoria da sua ecoeficiência operacional, resultado da implementação de um conjunto de medidas de eficiência e de boas práticas ambientalmente responsáveis. Estas permitem reduzir o impacte ambiental associado à atividade do Banco e os custos operacionais, assim como melhorar a qualidade dos processos internos e, consequentemente, do serviço prestado ao Cliente.
OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS E DOS EQUIPAMENTOS
O Grupo BCP investe na melhoria contínua dos seus processos, equipamentos e infraestruturas, de forma a assegurar a correta gestão dos recursos, o funcionamento eficaz dos seus serviços, promover a eficiência operacional, acompanhar as tendências do mercado e garantir a qualidade do serviço prestado e a satisfação dos Clientes do Banco.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
A redução dos impactes ambientais do Banco, ao nível do consumo de energia, água e materiais, depende, essencialmente, da alteração de comportamentos. Por isso, o Grupo BCP incentiva e motiva os seus Colaboradores para que, com o seu contributo individual diário, participem no esforço coletivo de tornar o Millennium bcp num Banco ambientalmente mais sustentável.
PEGADA AMBIENTAL
O Banco monitoriza, de forma regular, um conjunto de indicadores de performance ambiental que medem a ecoeficiência do Banco no âmbito dos seus principais consumos – energia, emissões de CO2, água, materiais e produção de resíduos. A melhoria alcançada ao nível da ecoeficiência do Banco resulta do investimento contínuo na otimização dos processos, em novos equipamentos e infraestruturas, mas também do comportamento ambientalmente responsável dos seus Colaboradores.
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O Grupo BCP assume o compromisso de adaptação às alterações climáticas, contribuindo para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, quer através da sua atividade operacional, quer pela disponibilização de produtos financeiros sustentáveis. O Banco apoia ainda organizações e projetos que atuam neste contexto, participando no CDP – Carbon Disclosure Project e em iniciativas colaborativas como o grupo de trabalho “Sustainable Finance” do BCSD Portugal.

Principais reconhecimentos e parcerias

Share This