Skip BreadcrumbHome / Imprensa / João Garcia parte à conquista do Nanga Parbat

João Garcia parte à conquista do Nanga Parbat

2009/06/09

Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo, com 8.125 metros de altitude

O alpinista João Garcia parte no próximo dia 10 de Junho, quarta-feira, para uma expedição ao Nanga Parbat, no âmbito do projecto "À conquista dos picos do Mundo" que conta com o patrocínio do Millennium bcp.

Nanga Parbat, a nona montanha mais alta do mundo com 8.125 metros de altitude, situa-se no Paquistão, a cerca de 40 km de Chilas, na junção das três maiores cadeias montanhosas do mundo (o grande Himalaia, o Karakorum, e o Hindu Kush).

Completamente isolada das restantes montanhas com mais de 8.000 metros, a "Montanha Nua" (significado do sânscrito Nanga Parbat) é também conhecida como ?Montanha Assassina?, sendo simultaneamente uma das montanhas mais escaladas e mais mortíferas dos Himalaias.

O projecto "À conquista dos picos do Mundo" visa a conquista das 14 maiores montanhas do mundo, com mais de 8.000m, sem recorrer a oxigénio artificial. Actualmente João Garcia já conseguiu escalar, com sucesso, 12 dessas 14 montanhas. Depois de Nanga Parbat, seguir-se-á, na Primavera de 2010, o último desafio - Annapurna (8.091 metros, Nepal) -, cuja concretização colocará o alpinista português no núcleo restrito de pessoas (oito até aos dias de hoje) que conseguiram escalar estas 14 montanhas sem oxigénio artificial.

Tal como em expedições anteriores, na conquista do Nanga Parbat João Garcia colaborará num projecto científico-humanitário, este último encetado aquando da escalada ao Manaslu. Trata-se de um estudo que consiste na avaliação da performance do alpinista, dispêndio energético, economia, repercussão fisiológica, antes, durante e após esta prova de "alta altitude". O estudo é conduzido pelo Professor Doutor Fernando M. Duarte Pereira, docente doutorado em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Motricidade Humana.

Será possível acompanhar a expedição através do site do Banco, em www.millenniumbcp.pt/joaogarcia.

Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp dá continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional que possibilitem uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.