João Garcia conquista penúltima das 14 montanhas mais altas do mundo
2009/07/10
João Garcia atinge cume do Nanga Parbat
O alpinista português João Garcia conquistou, hoje, o topo da montanha Nanga Parbat, a nona montanha mais alta do Mundo (8.125 metros de altitude),situada a 40 km de Chilas - Paquistão, na junção das três maiores cadeias montanhosas do mundo (o grande Himalaia, o Karakorum e o Hindu Kush).
O ataque final ao topo da "Montanha Assassina" durou praticamente 24 horas, tendo sido dificultado pelo gelo e pelo vento. A escalada foi realizada, como sempre, sem recurso a oxigénio artificial. A descida até ao Acampamento Base será feita amanhã.
João Garcia está agora a um passo da meta traçada: das 14 montanhas mais altas do mundo, falta-lhe escalar apenas uma, Anapurna (Nepal). A expedição está planeada já para a Primavera de 2010.
Quando atingir este objectivo, o nome de João Garcia ficará inscrito no clube restrito de alpinistas que já conseguiram escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude, sem oxigénio artificial ou carregadores de altitude.
Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp dá continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional, que possibilitem uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.