Millennium bcp microcrédito firma Protocolo de Cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa
2010/03/24
Alargamento do microcrédito a um maior número de candidatos
O Millennium bcp acaba de assinar um Protocolo de Cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) - Delegação de Faro, dando, assim, mais um passo para o alargamento do microcrédito ao maior número possível de pessoas.
Trata-se de uma parceria de âmbito nacional, encetada em 2009 pelos acordos com as Delegações de Lisboa e Braga da CVP, e que abrange, agora, a região do Algarve, reflectindo o princípio de que o microcrédito é muito mais do que um financiamento.
A partir de agora, os cidadãos em situação financeira mais carenciada que se desloquem à Cruz Vermelha de Faro, apresentando um projecto/ideia de negócio viável, serão imediatamente encaminhados para a operação de microcrédito do Millennium bcp.
Num claro esforço de combate à exclusão social e atendendo a uma conjuntura marcada pela forte quebra da actividade económica, o microcrédito tem vindo a revelar-se uma alternativa de financiamento para pessoas com iniciativas empresariais exequíveis, mas que, por força das circunstâncias, não têm acesso ao crédito tradicional.
Trata-se de uma excelente oportunidade para cultivar o espírito empreendedor, identificar e potenciar projectos inovadores, criativos e capazes de reintegrar socialmente os seus promotores.
É precisamente na melhoria da qualidade de vida de cada pessoa que o microcrédito poderá ter um impacto fundamental.
Com um montante máximo de crédito a conceder de 17.500 euros por microempreendedor, os projectos apoiados pelo Millennium bcp têm a duração máxima de 4 anos, envolvendo o apoio na elaboração do plano de negócio, acompanhamento, financiamento e reembolso.
Nesta parceria com a Delegação da CVP em Faro, o Millennium bcp vê consolidada a sua posição como banco pioneiro e líder no mercado do microcrédito em Portugal, reforçando a proximidade com os microempreendedores de Faro.
A rede de microcrédito do Millennium bcp
A rede autónoma de microcrédito do Millennium bcp já ajudou a criar 1.760 novos postos de trabalho, tendo assessorado 1.090 projectos de microempreendedores, o que corresponde a um financiamento de 11,4 milhões euros.
A actividade da rede de microcrédito do Millennium bcp na região do Algarve teve início em Janeiro de 2008. Em apenas dois anos e só no Algarve foram apresentadas para análise 400 propostas de negócio e aprovados 40 projectos (com um montante financiado na ordem dos 420 mil euros), responsáveis pela criação de 90 postos de trabalho.