Comunicado Millennium bcp
2010/12/13
1. A convite da Embaixada do Irão em Portugal e na sequência das múltiplas missões empresariais portuguesas que se deslocaram àquele País, o Millennium bcp, representado pelo seu Administrador da Área Internacional e respectivo Director, visitou Teerão, onde manteve contactos com o Ministério das Finanças Iraniano, com a Embaixada de Portugal e com diversos Bancos locais.
2. O Millennium bcp informou o Banco de Portugal desta visita, quer previamente, quer posteriormente à realização da mesma, o que fez verbalmente e por escrito, enviando, nomeadamente, o respectivo relatório. Não foi informada qualquer outra entidade oficial Portuguesa.
3. Verificando-se interesse de diversas instituições locais no estabelecimento de relações financeiras com o Millennium bcp, à semelhança das que parecem existir com diversas instituições financeiras europeias, o Banco solicitou parecer escrito sobre esta possibilidade à sua Direcção de Compliance.
4. Adicionalmente, o Millennium bcp fez diligências junto de entidades europeias e americanas para avaliar a situação e perspectivas de evolução das sanções diplomáticas e económicas que vigoram nas relações com o Irão.
5. Em função da posição do Banco de Portugal, do relatório de compliance e das informações recolhidas, o Millennium bcp decidiu não desenvolver qualquer actividade com Bancos Iranianos.
6. Dessa decisão, o Millennium bcp deu conhecimento ao Sr. Embaixador do Irão em Portugal.
7. Todos os factos acima referidos estão documentados, e não existem quaisquer outros factos a relatar. A simples ideia de partilha de informação é, naturalmente, falsa e fantasiosa.
8. O Millennium bcp não pode deixar de estranhar que o seu comportamento exemplar, na tentativa de conciliar o interesse das missões empresariais portuguesas com as restrições diplomáticas impostas pelas Nações Unidas ao Irão, País com o qual Portugal mantém relações diplomáticas, mereça agora qualquer crítica com origem na imprensa estrangeira e ampliada pelos jornais portugueses.
Lisboa, 13 de Dezembro de 2010
Banco Comercial Português, S.A.