2024 foi escolhido, na Polónia, como ano da Educação Económica - dedicado a promover o conhecimento económico na sociedade polaca.
Esta ideia é, há muito, preconizada pelo Bank Millennium e pela sua Fundação, que, entretanto, anunciou a 12ª edição do seu Financial ABC, programa que tem como principal objetivo aumentar a consciencialização financeira entre os jovens em idade pré-escolar. O anúncio coincidiu com a “Global Money Week”, campanha de sensibilização sobre a importância de garantir que os jovens, desde tenra idade, estão financeiramente conscientes e gradualmente a adquirir os conhecimentos, competências, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e, em última análise, alcançar o bem-estar financeiro e a resiliência financeira.
“O nível de conhecimento económico da sociedade polaca não é muito satisfatório. O Bank Millennium está envolvido na construção da consciência económica há anos. Desde 2020 que realizamos webinars regulares para Clientes, com a participação de especialistas na área de finanças. Focamo-nos intensamente na formação nas áreas da cibersegurança e digitalização. Em 2023, realizámos 12 webinars, metade dos quais de natureza educativa. A Fundação gere, desde 2016, o programa pedagógico Financial ABC, dirigido aos mais novos. Desde o início do programa, realizaram-se 3.157 workshops em toda a Polónia, para mais de 70.000 crianças. Como parte do programa, a Fundação disponibiliza, através do site e canal do YouTube, materiais educativos: vídeos, guias e artigos, sobre poupança e planeamento de despesas”, explicou Paulina Wołosz-Sitarek, da Administração da Fundação. “O Ano Europeu da Educação Económica constitui uma oportunidade única para sublinhar a importância de educar a sociedade polaca no âmbito da economia e das finanças. Como indicam os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto GFK, mais de 75% dos pais de crianças em idade pré-escolar acreditam que a idade dos 3-7 anos é o melhor momento para começar a educação financeira. Desde cedo, devemos consciencializar as crianças sobre como navegar no mundo das finanças. O ano de 2024 é um momento de oportunidades que queremos aproveitar para iniciativas de apoio à educação económica“, acrescentou.