Cerca de 48% dos polacos que participaram no inquérito do Bank Millennium "Ecological attitudes of Poles" transfeririam a sua conta para um banco que se destacasse em termos de preocupação com o ambiente. Os inquiridos responderam a perguntas sobre o papel e as tarefas dos bancos na transformação verde, referindo que esperam que estes participem e tomem medidas para proteger o ambiente, tanto para os Clientes como para si enquanto organização. Quando questionados sobre a forma como as instituições de crédito devem atuar, dão vários exemplos: 71 % dos inquiridos consideram que os bancos devem incentivar os Clientes a utilizar uma app, serviços bancários online e versões eletrónicas de documentos.
“2,8 milhões dos nossos Clientes usam ativamente os canais digitais e para a maioria a app é o principal canal de contacto com o Banco. Por isso, desenvolvemos continuamente soluções móveis e verificamos que esta abordagem não só satisfaz as necessidades diárias dos nossos Clientes, mas também nos permite reduzir significativamente o consumo de papel”, explicou a responsável da Banca Eletrónica, Halina Karpińska. “É importante salientar que combinamos soluções móveis e tradicionais. Se o cliente tiver dúvidas, por exemplo, ao preencher um pedido de empréstimo, pode rapidamente obter o apoio dos nossos gestores”.
Condições de empréstimo preferenciais para Clientes particulares que, por exemplo, construam uma casa ecológica ou oferta específica para empresas ‘verdes’ foram aspetos também referidos pelos entrevistados.
Os bancos, como instituições, devem contribuir para melhorar o meio ambiente
68% dos inquiridos destaca a instalação de iluminação economizadora de energia nas sedes e balcões e a separação de resíduos. A mesma percentagem considera que os bancos devem modernizar os seus edifícios para reduzir o consumo de energia e de água.
“Desenvolver a nossa atividade no espírito do desenvolvimento sustentável tem sido parte integrante da estratégia de negócio do Bank Millennium há anos. Por exemplo, damos particular relevo à educação ambiental e climática e o Eco-index desenvolvido pelo nosso Banco enquadra-se perfeitamente nesta abordagem”, disse a responsável da área de Sustentabilidade, Magdalena Trzynadlowska.
Quando questionados sobre se transfeririam a sua conta principal para um banco que se destacasse em termos de sustentabilidade e preocupação ambiental, muitos responderam que sim, sobretudo as faixas etárias dos 18-24 e 35-49.